A Seleção Brasileira estará representada na Copa do Mundo por vários gaúchos. O grupo vai de atletas até o segurança. Entre os destaques no Catar, o Brasil será conduzido pelo caxiense Tite, que é auxiliado pelo alegretense Cléber Xavier. Além deles, o hamburguense Alisson, o caxiense Alex Telles e o porto-alegrense Raphinha estão entre os jogadores.
Para enfatizar esse momento, GZH criou uma série de reportagens traçando os caminhos dos personagens gaúchos que chegam ao Catar para representar a Seleção Brasileira. Confira:
A cabeça central das decisões, as mãos que executam e o olhar necessariamente crítico e justo. Para encontrar o equilíbrio, Tite faz um exercício diário. É através da espiritualidade que o técnico busca a tranquilidade diante da responsabilidade de comandar a Seleção Brasileira em mais uma Copa do Mundo.
Auxiliar de Tite desde os tempos de Grêmio, em 2001, é um estudioso. Mas futebol não é uma ciência exata. Às vezes, na teoria, está tudo certo. Na prática, porém, é uma folha em branco. E com a sorte lançada a cada jogo, todo tipo de ajuda é bem-vinda. Como a de Dona Ely, mãe de Cléber Xavier.
Cláudio Taffarel tornou-se o guardião do Brasil ao defender pênaltis decisivos em Copas do Mundo e, na sequência, erguer suas poderosas mãos para o céu. Virou o protetor, a figura mais simbólica do país quando pensamos em goleiro da Seleção Brasileira. Agora, no papel de preparador de goleiros, ele irá para sua sexta Copa.
Mais maduro, pelo esporte e pela vida, o "guri" de Novo Hamburgo é uma das estrelas que buscam o Hexa no Catar. O goleiro, que iniciou a carreira no Inter, vai para o segundo mundial após quatro anos muito intensos para a família Becker.
Dos gramados do Centro de Formação de Atletas e Cidadãos do Juventude para a disputa da Copa do Mundo no Catar. O caxiense Alex Telles começou a trilhar a carreira de sucesso ainda na infância, porém quase desistiu. Hoje brilha na Europa e na Seleção Brasileira.
As transferências do guri miúdo da Restinga já movimentaram 104 milhões de euros. A escadaria rumo ao topo do futebol foi íngreme. Os degraus mais altos foram superados com dedicação, profissionalismo, competitividade e insistência, como todos ressaltam.