As lesões musculares que ocorreram durante a Copa da Rússia fizeram soar o alarme da comissão técnica da Seleção. Mesmo que o preparador Fábio Mahseredjian tenha garantido "estar tudo sob controle", a sequência de baixas, com Danilo, Douglas Costa e, por último, Marcelo, forçaram uma revisão na programação.
Por exemplo, depois dos jogos, quem entrou em campo ganha dois dias de recuperação. No primeiro, quem reclama de alguma dor fica na fisioterapia. Quem tiver dado o sinal positivo, vai para o campo apenas para alongamentos e uma rodinha de bobo ou fut-mesa, espécie de pingue-pongue com a bola de futebol.
— As lesões acontecem e vão continuar acontecendo no futebol de alto nível. Mas está tudo sob controle — garantiu Mahseredjian.
Os cuidados com a recuperação do grupo fizeram a comissão técnica conceder uma folga inesperada depois do 2 a 0 na Sérvia. Os jogadores chegaram a Sochi por volta das 6h desta quinta-feira (28) e, depois do almoço, foram liberados por 24 horas para aproveitar o dia com as famílias. Nesta sexta-feira (29), haverá treino somente às 17h, e será curto, já que Casemiro concederá entrevista coletiva às 19h.
O único treino mais forte antes das oitavas de final será o trabalho fechado de sábado, ainda em Sochi. Na véspera do jogo, em Samara, Tite manterá a rotina de fazer apenas ajustes táticos.
O problema das lesões musculares já gerou desconforto no ambiente da Seleção. Na semana passada, a mulher do meia Douglas Costa culpou a carga excessiva de treinos pela lesão muscular sofrida pelo marido contra a Costa Rica. A equação entre afiar o grupo e evitar seu desgaste é quase missão impossível para a comissão técnica. Apenas Cássio, Geromel, Fagner e Renato Augusto não estão em final de temporada. Todos os demais vieram de competições com alto nível de estresse e muita disputa. Agregue-se a isso a carga emocional que envolve a Copa do Mundo.
Entre os lesionados, apenas Marcelo tem chance de voltar contra o México. Ele foi medicado para combater a lombalgia e evoluiu de maneira positiva. Tanto que foi liberado para aproveitar a folga. Douglas Costa e Danilo, no entanto, seguem em tratamento intensivo.