Lewis Hamilton completa, neste domingo (7), 39 anos. Um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, dentro e fora das pistas, ele já viveu seu auge, mas ainda acredita que possa brigar por vitórias e por mais um título mundial.
Já são sete no total para o britânico, que tem contrato até 2025 com a Mercedes. Um dos objetivos de Hamilton na carreira é se tornar o maior campeão da F1 da história. Atualmente, ele está empatado com Michael Schumacher, que completou 55 anos na última semana.
Apesar de não conseguir vencer uma corrida há duas temporadas completas, Hamilton teve um bom 2023. O carro esteve longe do ideal, mas o britânico conseguiu disputar até o final o vice-campeonato com o mexicano Sergio Pérez. O piloto da Red Bull levou a melhor, mas o projeto da equipe austríaca esteve praticamente imbatível, ainda mais com o tricampeão Max Verstappen.
No duelo direto contra o seu companheiro de equipe, Hamilton superou George Russell por 64 pontos. Em 2022, o jovem piloto havia levado a melhor contra o veterano. Juntos, eles conseguiram garantir o vice-campeonato para a Mercedes, porém, ambos querem mais.
A escuderia alemã teve de começar praticamente do zero o projeto do carro para 2024, visto que somente assim teria alguma chance de bater de frente com a Red Bull. A Mercedes quer utilizar tudo o que aprendeu do regulamento atual — vigente desde 2022 — para montar um carro competitivo e que possa dar para Hamilton novas chances de mostrar o vencedor que é.
— Acredito que temos um norte agora, algo que acho que não tivemos por dois anos. Mas ainda estamos chegando lá, não é uma linha reta. Certas coisas, decisões que foram tomadas, nos deixaram bloqueados e no fim do caminho. E você não pode fazer nada, por causa do teto de gastos e todas essas coisas — pontuou o piloto em entrevista à emissora britânica BBC.
Os números de Hamilton na carreira
Dono de vários recordes da Fórmula 1, Hamilton pode se orgulhar de ter mais vitórias (103), pole positions (104) e pódios (197), em 332 corridas disputadas. O britânico venceu seis títulos mundiais com a Mercedes e um com a McLaren — no seu segundo ano na categoria.
O britânico ainda está longe de ser superado nesses números. Contudo, a ascensão de Verstappen nos últimos anos pode preocupar Hamilton, que ainda quer aproveitar as temporadas que tem para aumentar seus números e se provar novamente como o melhor do mundo.
- Títulos mundiais: 7 (2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020)
- Vitórias: 103
- Pole positions: 104
- Pódios: 197
- Corridas: 332