O inglês Lewis Hamilton, da equipe Mercedes, bateu o recorde do circuito de Silverstone no terceiro treino classificatório deste sábado (1), com uma volta em 1m24s303. Ele largará na pole position na corrida de domingo (2), no Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula-1. Esta é a sétima vez que o hexacampeão mundial vai largar desta posição no circuito inglês na competição, e a 91ª em toda sua carreira.
O piloto da Mercedes terá ao seu lado na primeira fila o companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas. O resultado revela novamente o domínio da equipe alemã no atual campeonato, especialmente considerando que Hamilton e Bottas foram os únicos dois pilotos a completar a volta da pista de Silverstone em menos de 1m25s.
Hamilton ficou muito assustado ao rodar na segunda sessão de qualificação, o que levou a organização a interromper o treino devido à presença de brita na pista. Contudo, o britânico se recuperou re bateu o recorde do circuito.
Na segunda fila estão Max Verstappen, da Red Bull, e Charles Leclerc, da Ferrari. O britânico Lando Norris (McLaren) e o canadense Lance Stroll (Racing Point) completam a terceira fila. O sétimo lugar ficou para o espanhol Carlos Sainz Jr — que, apesar de ficar atrás de seu companheiro de equipe na McLaren (Norris), foi o último dos 10 melhores pilotos a marcar um tempo abaixo de um minuto e 26 segundos.
A quarta fila do grid tem também o australiano Daniel Ricciardo (Renault), que curiosamente substituirá Sainz na McLaren na próxima temporada, na qual o espanhol competirá pela Ferrari. O outro piloto da Renault, o francês Estéban Ocon, e o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, completam as 10 primeiras posições. O alemão Niko Hulkenberg, substituto do mexicano Sergio Pérez, que testou positivo para a covid-19, foi eliminado no segundo treino de qualificação e largará na 13ª posição.
Grid de largada do GP da Inglaterra:
Primeira fila:
1. Lewis Hamilton (Ing/Mercedes)
2. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
Segunda fila:
3. Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda)
4. Charles Leclerc (MON/Ferrari)
Terceira fila:
5. Lando Norris (GBR/McLaren-Renault)
6. Lance Stroll (CAN/Racing Point-Mercedes)
Quarta fila:
7. Carlos Sainz Jr (ESP/McLaren-Renault)
8. Daniel Ricciardo (AUS/Renault)
Quinta fila:
9. Esteban Ocon (FRA/Renault)
10. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
Sexta fila:
11. Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri-Honda)
12. Alexander Albon (TAI/Red Bull-Honda)
Sétima fila:
13. Nico Hülkenberg (ALE/Racing Point-Mercedes)
14. George Russell (GBR/Williams-Mercedes)
Oitava fila:
15. Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
16. Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo Racing-Ferrari)
Nona fila:
17. Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo Racing-Ferrari)
18. Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)
10ª fila:
19. Daniil Kvyat (RUS/AlphaTauri-Honda)
20 .Nicholas Latifi (CAN/Williams-Mercedes)