A Renault anunciou na manhã desta quarta-feira (8), por meio de comunicado em seu site oficial e redes sociais, o retorno de Fernando Alonso à Fórmula-1 para 2021. Próximo de completar 39 anos de idade, o piloto espanhol voltará à equipe com a qual foi bicampeão mundial em 2005 e 2006.
— A Renault é minha família, com eles tenho minhas melhores lembranças da Fórmula-1 com os dois Mundiais, mas estou olhando para frente. É com uma grande fonte de orgulho e emoção imensa que estou voltando para a equipe que me deu uma chance no começo da minha carreira e agora me dá a oportunidade de voltar ao nível mais alto — declarou, na nota divulgada pela Renault.
Alonso ficará com a vaga que é atualmente do australiano Daniel Ricciardo, que irá defender a McLaren na próxima temporada. Seu companheiro de equipe será o francês Esteban Ocon.
— A contratação de Fernando Alonso faz parte do plano do Grupo Renault de continuar seu compromisso com a Fórmula-1 e retornar ao topo do pódio. Sua presença em nossa equipe é um ativo formidável no nível esportivo, mas também para a marca, a qual ele está muito apegado. A força do vínculo entre ele, a equipe e os fãs faz dele uma escolha natural. Além dos sucessos do passado, é uma escolha mútua ousada e um projeto para o futuro. Sua experiência e determinação nos permitirão tirar o melhor proveito um do outro para levar a equipe à excelência exigida pela moderna Fórmula-1. Ele também trará para a nossa equipe, que cresceu muito rápido, uma cultura de corrida e vitória para superar obstáculos juntos. Ao lado de Esteban, sua missão será ajudar a Renault a se preparar para a temporada de 2022 nas melhores condições possíveis — explicou Cyril Abiteboul, diretor administrativo da Renault.
A última vez que Alonso esteve nas pistas pela categoria mais alta do automobilismo foi em novembro de 2018, no GP de Abu Dhabi. Desde então, foi campeão do Mundial de Endurance pela Toyota, venceu as 24 horas de Daytona e as 24 horas de Le Mans, além de disputar o Rally Dakar deste ano, terminando na 13ª posição. Em agosto, ele irá competir nas 500 Milhas de Indianápolis.