O forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na noite de terça-feira (16) levou a algumas universidades a suspenderem as atividades nesta quarta-feira (17). Embora seja período de férias na maioria, instituições foram atingidas e tiveram funcionamentos comprometidos. Entre elas estão a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), em Porto Alegre.
O Gabinete da Reitoria da UFRGS publicou portaria suspendendo o expediente na universidade nesta quarta-feira em razão dos danos provocados na Capital e da Região Metropolitana causados pelo temporal. Uma das portas de vidro do Salão de Atos foi quebrada. Alunos da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), na Rua Ramiro Barcelos, relataram dificuldades para sair do prédio na noite desta terça-feira (16). A tempestade que atingiu Porto Alegre resultou da combinação de sistemas meteorológicos.
De acordo com a universidade, o cancelamento de expediente "não gerará prejuízo ao calendário acadêmico 2023, ainda em curso". A portaria não se aplica às atividades de Segurança e Infraestrutura, bem como as consideradas essenciais. Os restaurantes universitários funcionam normalmente para o almoço, das 11h às 13h30.
Já a UFCSPA informou que "as atividades presenciais estão suspensas", sendo mantidas "somente as atividades essenciais". A universidade orientou que os servidores realizem suas atividades remotamente. "Estamos acompanhando a situação com atenção para mapear possíveis danos", informou a instituições em nota.
No Parque Esportivo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), as aulas e as atividades estão suspensas nesta quarta-feira.