
Parte do muro do cemitério municipal de Gravataí, na Região Metropolitana, desabou durante passagem do temporal que atingiu a cidade na noite dessa terça-feira (16). A estrutura ficou sobre a calçada. A prefeitura estima que foram 50 metros da estrutura que caiu em função da enxurrada descendo na Rua Jorge Amado. Uma outra parte do muro também entortou para frente, mas segundo a administração do cemitério não corre o risco de cair.
Além disso, dentro do cemitério algumas árvores caíram em cima dos túmulos. Ainda não há informações do valor do prejuízo.
Chuvarada no Estado
A tempestade que assustou os porto-alegrenses na noite terça-feira (16) foi resultado de uma violenta combinação de sistemas meteorológicos. Cada vez mais frequente no Rio Grande do Sul, o encontro de uma zona de baixa pressão com uma massa de ar frio espalhou a chuvarada pela Capital, envolta por rajadas de vento perto de 100 quilômetros por hora.
Segundo a Climatempo, o forte calorão dos últimos dias favoreceu a subida de ar para formação de nuvens de chuva, criando uma área de baixa pressão originada na Argentina e no Paraguai. Essa baixa pressão ingressou no Estado pelo sul, em municípios como Santana do Livramento, Dom, Pedrito e Pinheiro Machado. Por outro lado, uma frente fria vindo do oeste, na faixa entre Uruguaiana e Bagé, fez o ar quente subir ainda mais, gerando nuvens de grande desenvolvimento vertical envolvidas por fortes correntes de descida.