Mesmo com a pandemia, os pais de crianças com idade para entrar na Educação Infantil já precisam pensar em 2021. Na Capital e em outras cinco cidades da Região Metropolitana, estão abertas ou abrem em breve as inscrições para novos alunos da modalidade, que inclui os pequenos com idades entre zero e cinco anos e 11 meses.
Em Guaíba, o sorteio das vagas já foi realizado. Em Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Cachoeirinha, as inscrições já foram finalizadas. Em Alvorada, o edital com as informações e datas de inscrições deve ser publicado em dezembro, conforme a prefeitura. Canoas não enviou as informações solicitadas pela reportagem.
PORTO ALEGRE
- Quando: até o dia 4 de dezembro, para crianças com idade entre zero e cinco anos e 11 meses em 31 de março de 2021. O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro.
- Como: pelo site inscricaoedinfantil2021.portoalegre.rs.gov.br/. Não haverá inscrições presenciais. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) disponibilizará computadores em sua sede (Rua dos Andradas, 680), das 9h às 17h, para os pais que tiverem dificuldade para realizar o processo. O comprovante da inscrição deve ser impresso ou salvo quando o processo estiver finalizado e não será possível editar as informações.
- Documentos: certidão de nascimento da criança, carteira de vacinação atualizada e comprovante de residência atualizado, que deverão ser entregues no momento da matrícula.
ELDORADO DO SUL
- Quando: o período de novas inscrições será de 14 a 18 de dezembro, para crianças de zero a cinco anos.
- Como: os pais ou responsáveis pelo aluno devem comparecer presencialmente na EMEI desejada, das 9h às 12h.
- Documentos: certidão de nascimento e carteira de vacinação, comprovante de endereço, foto 3x4, comprovante de renda e cópia do Bolsa Família (todos devem ser atualizados).
ESTEIO
- Quando: para crianças de quatro e cinco anos completos até completos até 31 de março de 2021, as inscrições ocorrem até o início do ano letivo de 2021. Para os alunos de zero a três anos, o calendário ainda não foi definido, pois as aulas estão suspensas até 31 de dezembro.
- Como: pelo site do Nina, ferramenta usada para registro do dia a dia em sala de aula, notas etc, ou pelo aplicativo do programa, disponível para smartphones ou tablets com Android (Google) ou iOS (Apple). Acesse em: bit.ly/esteionina. A prefeitura organizou um passo a passo para explicar o preenchimento da solicitação, acesse em: bit.ly/esteiopassoapasso. Famílias que não tiverem acesso à internet poderão entrar em contato pelos telefones (51) 3473-0601 ou (51) 3459-4266 para solicitar suporte técnico.
- Documentos: certidão de nascimento, documento de identificação dos pais ou responsáveis legais e comprovante de endereço atualizado (últimos 60 dias).
GRAVATAÍ
- Quando: de 2 a 31 de janeiro de 2021, do Berçário I (crianças de até um ano) ao Pré II (crianças de cinco a seis anos).
- Como: presencialmente, na Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Avenida Ely Corrêa, 735 – Parque dos Anjos), das 8h às 18h. Informações pelo telefone (51) 3600-7146. Ou pela internet, no site gravatai.atende.net (o acesso para as inscrições será liberado a partir da meia-noite do dia 2/1/2021).
- Documentos: certidão de nascimento da criança, documento de identificação e CPF do responsável, comprovante de residência do responsável.
SÃO LEOPOLDO
- Quando: até 3 de dezembro para a Etapa Creche (crianças de zero a três anos e 11 meses). Para as crianças de quatro e cinco anos, as informações ainda não foram divulgadas.
- Como: pelo site www.saoleopoldo.rs.gov.br/inscricoes_online/. Até o dia 3/12, haverá suporte técnico para as famílias na Central de Matrículas, apenas mediante agendamento. Para marcar um horário, é preciso entrar em contato até o dia 27 de novembro, das 9h às 12h, pelo WhatsApp (51) 9650-8145.
- Documentos: RG ou certidão de nascimento da criança, CPF da criança, comprovante atualizado de endereço no nome do responsável legal, cartão do SUS da criança e/ou do responsável legal, RG ou documento com foto do/a responsável legal, carteira de vacinação em dia, comprovante de renda familiar (carteira de trabalho, contracheque, contrato de trabalho ou declaração de Imposto de Renda e de trabalho autônomo de TODAS as pessoas que moram na mesma residência da criança).
VIAMÃO
- Quando: de 30 de novembro até o dia 11 de dezembro, ocorrem as rematrículas online, por meio de link que será disponibilizado por e-mail ou pelos grupos de WhatsApp utilizados para as aulas digitais durante a pandemia. Após este período, será disponibilizado o link para inscrições de alunos de zero a seis anos.
- Quem não tem acesso aos grupos ou perder o prazo deve entrar em contato com a Central de Matrículas (Rua Marechal Deodoro, 220, Centro, ou pelo telefone 3492-9791) ou com a Secretaria Municipal de Educação (telefone 3492-7696).