Os protocolos de segurança para os dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram a ser divulgados. Candidatos que pertencem ao grupo de risco da covid-19 vão realizar a prova em uma sala exclusiva.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aplica o exame, o ambiente terá, no máximo, 12 pessoas. Os candidatos não precisam comunicar que pertencem ao grupo mais vulnerável para doença, pois, segundo o instituto, essas informações foram fornecidas no momento da inscrição.
Os demais estudantes estarão distribuídos em um número maior de salas. Conforme o Inep, serão cerca de 205 mil salas em 14 mil locais de prova. Em 2019, foram 145 mil salas em 10 mil pontos de aplicação. O objetivo é não incluir mais de 50% de candidatos no mesmo ambiente.
Quem estiver infectado pela covid-19 nos dias de prova, bem como por qualquer outra doença contagiosa, pode realizar o Enem na data de reaplicação, em 23 e 24 de fevereiro. Para isso, é preciso comunicar o caso na Página do Participante, antes da aplicação do exame.
O Enem 2020 será aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro na versão impressa e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro no formato digital, a novidade deste ano. No Rio Grande do Sul, são 249.137 inscritos.