O governador Eduardo Leite confirmou em uma transmissão ao vivo na tarde desta terça-feira (24) que as regiões com duas bandeiras vermelhas consecutivas no mapa do distanciamento poderão manter as escolas abertas. Na semana passada, decreto do Executivo determinou que, nessa situação, as atividades presenciais nas escolas seriam interrompidas.
O decreto com a alteração deve ser publicado até quarta-feira (25). No mapa da 29ª rodada do distanciamento controlado, que passou a vigorar nesta terça, oito regiões foram classificadas com risco epidemiológico alto, mas poderão, a partir do novo decreto, manter em funcionamento ou abrir escolas. As regiões de Novo Hamburgo, Canoas, Ijuí e Capão da Canoa teriam de cumprir a regra anterior.
Em reunião pela manhã com o Ministério Público houve o entendimento de que, se mantidos protocolos como turmas reduzidas e rigorosa higienização dos ambientes, é possível seguir com os colégios funcionando no atual sistema.
— Importante que todos entendam que saúde é muito mais que não contrair o vírus, é também desenvolver a capacidade cognitiva dos nossos alunos e ter escolas funcionando, porque são um importante instrumento do poder público junto às comunidades, para acompanhar questões de nutrição, desenvolvimento psicológico e cognitivo, e mesmo para acompanhar casos de denúncias de abuso sexual e violência doméstica. Por isso, entendemos que as escolas não podem parar — afirmou o governador.
Leite lembrou que entre os protocolos determinados para a educação estão a redução no número de alunos por salas de aula, ambientes abertos e arejados, alternância de turmas, incremento de equipes de limpeza e equipamentos de proteção individual para alunos, professores e funcionários, entre outros, que visam garantir condições de segurança sanitária.
Eventos só podem ocorrer em municípios que autorizarem e que estão no processo de retomada escolar. A condição foi estabelecida como forma de elencar prioridade na retomada de atividades.
Datas em que as atividades presenciais foram retomadas:
- • Educação Infantil – 8 de setembro
- • Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico – 21 de setembro
- • Ensino Fundamental – 28 de outubro
- • Ensino Médio – 20 de outubro
- • Ensino Fundamental – 12 de novembro