A movimentação é grande desde a manhã desta segunda-feira (7) na agência da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS/SINE) de Viamão, na Região Metropolitana. São centenas de pessoas em busca de uma oportunidade de trabalho. A rede de supermercados Atacadão abriu processo de seleção para vagas de operador de caixa, líder de loja, auxiliar de cozinha, fiscal de prevenção e perdas, auxiliar de almoxarifado e operador de empilhadeira.
Serão 245 vagas intermediadas diretamente no Sine e outras 405 que vão ser preenchidas através das empresas terceirizadas contratadas pela rede.
Desempregado desde 2013 e trabalhando como autônomo, Jeferson Sparremberguer busca uma vaga para auxiliar de almoxarifado.
— Mesmo como autônomo está bem difícil. Estou há dois meses sem conseguir nada. As pessoas acham que não, mas a situação do desemprego no RS é muito preocupante. Espero que essa seja a oportunidade para eu conseguir assinar minha carteira — disse.
A inscrição é feita presencialmente na Central de Captação de Vagas. Depois disso, os candidatos que preenchem os requisitos são convocados para participar do processo seletivo. Para participar é preciso levar carteira de trabalho, comprovante de escolaridade e currículo.
O Sine não divulga quantas vagas ainda restam e quantas pessoas já foram selecionadas. No entanto, para atender a alta demanda, as portas do prédio da avenida Salgado Filho estão abrindo uma hora mais cedo, a partir das 07h.
— No momento da inscrição a pessoa sai com a carta e o agendamento da entrevista. O processo está bem rápido. Por isso, pedimos para que as pessoas nos procurem. Ninguém sairá daqui sem receber o atendimento — disse a Coordenadora do Fgtas/Sine Municipal, Mirtes Moreira.
O processo seletivo vai se estender até que todas as vagas sejam preenchidas. A previsão é de que o hipermercado seja inaugurado no final de novembro.
O empreendimento, que é do grupo francês Carrefour, fica na parada 42 da RS 040, onde era a fábrica da Mu-Mu, fechada em 2014 pela Vonpar.