A Usaflex não para. Após inaugurar operações em Parobé e Dois Irmãos, além da ampliação da sede em Igrejinha, vem agora uma nova fábrica de calçados da marca. Será em Campo Bom, para onde será transferida a produção da operação atual no município, que fica em um prédio que não suporta mais a demanda da empresa.
CEO da empresa, Sergio Bocayuva comunicou os funcionários no início da tarde desta quarta-feira (20). São 400 trabalhadores e serão transferidos para a nova fábrica. Além deles, serão abertos mais 200 empregos na unidade, que será inaugurada em junho no bairro Rio Branco. Um prédio que era usado por outra calçadista será reformado e equipado para ser a nova fábrica da Usaflex.
— A nova fábrica será três vezes maior do que a atual, com 5 mil metros quadrados de área construída. A Prefeitura de Campo Bom foi muito importante para mantermos a operação no município — conta o executivo .
A Usaflex concentra em Campo Bom a parte de costura dos calçados. Com o novo prédio, vai ampliar algumas linhas de automação industrial. Um desejo de Bocayuva também era oferecer restaurante para os trabalhadores que precisavam caminhar muito para almoçar.
Planos para 2019
Nos planos da Usaflex para 2019, estão investimentos de R$ 17,6 milhões. Até 2021, o CEO, Sergio Bocayuva, acredita que a empresa precisará de mais duas novas fábricas.
A empresa também tem forte atuação no varejo. Em especial, na expansão com franquias.
— Fechamos 2018 com 176 franquias e pretendo fechar 2019 com 236 — detalha o executivo.
A Usaflex emprega cerca de 3 mil pessoas atualmente. Para 2019, o plano é criar 430 novos empregos.
— Criamos empregos sem deixar de investir em automação. Com isso, reduzimos em 10% o custo de produção e repassei isso para o preço, oferecendo o produto mais barata para o consumidor.
A expansão acelerada da empresa começou há dois anos quando o controle foi vendido para o executivo e mais um fundo de investimentos. Tendo passado pelo setor de alimentação saudável, com a Mundo Verde, e pelo ramo de beleza, com a Embelleze, Sergio Bocayuva tinha o desafio de deixar o calçado da Usaflex mais bonito, conquistando clientes jovens sem perder as consumidoras antigas.
Para manter a marca associada a conforto, a empresa segue investindo em tecnologia. Sergio Bocayuva, inclusive, critica quem apostou em produto sintético de baixo preço. Leia mais: "Clientes da concorrência estão caindo no meu colo", diz calçadista que dobrou exportação
Ouça mais detalhes na entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):