A antiga colônia de férias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) será incorporada pelo Campus Litoral Norte (CLN) da universidade. A formalização da transferência do espaço ocorrerá em um ato, na próxima quarta-feira (2), com a presença da reitora, Márcia Barbosa, e do vice-reitor, Pedro Costa.
De acordo com a UFRGS, o Conselho Universitário (Consun), órgão máximo deliberativo da universidade, determinou que a edificação deveria ser incorporada ao CLN. A partir da decisão, um Grupo de Trabalho foi criado para desenvolver um projeto para o uso do espaço.
Conforme a universidade, a antiga colônia de férias, que conta com dois prédios, deve ser aproveitada para atividades acadêmicas e administrativas, proporcionando a ampliação das atividades no campus.
O projeto está dividido em três etapas. A primeira etapa para prevê uso imediato (veja foto do projeto abaixo). O chamado prédio 1 vai acomodar a área acadêmica e um setor administrativo. Já o prédio 2 vai ser usado como casa do estudante e alojamento.
A segunda etapa prevê adequações com criação de um auditório, e a terceira etapa 3 deixa em aberto possíveis novas construções, a serem avaliadas na área externa disponível.
A colônia de férias fica em área nobre de Tramandaí, a três quadras da beira-mar. O espaço vai ser o terceiro endereço do campus no litoral. A sede do CLN fica na ERS-030, em Tramandaí. Já o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) fica em Imbé.
Reativado após dois anos
A colônia de férias da UFRGS está desativada desde 2022. Naquele ano, a Pró-Reitoria de Inovação e Relações e Assuntos Institucionais da UFRGS solicitou o encerramento da atividades.
Inicialmente, ideia era que local servisse de apoio ao Parque Científico e Tecnológico Zenit. A proposta foi mal recebida pela comunidade acadêmica, que criticou a falta de debates para a criação do novo órgão.
Segundo a UFRGS, o parque possui incubadoras em diferentes locais que pertencem à universidade, e somente uma pequena parte da estrutura ainda está instalada na colônia.