No próximo domingo (18) ocorre a prova do Concurso Nacional Unificado, que busca preencher 6 mil vagas distribuídas em 21 órgãos federais espalhados por todo Brasil. Organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), o exame será aplicado em 228 cidades brasileiras, sendo 10 no RS. Para auxiliar a organização dos mais de 2 milhões de inscritos, a reportagem de Zero Hora organizou orientações sobre deslocamento, documentos e materiais que podem e que não podem ser levados no dia.
Inicialmente o concurso estava agendado para 5 de maio, mas foi transferido para agosto devido à enchente que atingiu o Rio Grande do Sul – seis locais de prova do Estado foram alterados. Para verificar o local onde realizará o exame, o candidato deve acessar o site oficial da Fundação Cesgranrio – organizadora do Concurso Nacional Unificado – com o login cadastrado no portal gov.br e selecionar Área do Candidato. Orienta-se que o inscrito confira o endereço com antecedência, para planejar o deslocamento.
Além do local de prova, o site também disponibiliza o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento que deve ser impresso e levado no dia da prova, conforme orientação do MGI. A aplicação do exame será dividida em dois turnos, com intervalo de uma hora e trinta minutos entre eles para almoço, das 11h30min às 14h.
- Manhã
Abertura dos portões: 7h30min
Fechamento dos portões: 8h30min
Início da prova: 9h
Encerramento: 11h30min - Tarde
Reabertura dos portões: 13h
Fechamento dos portões: 14h
Início da prova: 14h30min
Encerramento: 18h.
A organização vai disponibilizar duas folhas de rascunho aos candidatos, uma entregue no período da manhã e outra à tarde. O rascunho do primeiro turno deverá ser lacrado em um envelope antes do início da prova da tarde, para evitar anotações irregulares durante o intervalo. Para levar as folhas para casa, ao fim da prova, o candidato deverá aguardar até os 30 minutos finais do exame.
O que levar
Para estar apto a realizar o exame, o candidato deve respeitar uma série de orientações. Uma delas é chegar com uma hora de antecedência ao seu local de prova.
- Cartão de Confirmação de Inscrição: disponível na Área do Candidato, o Cartão de Confirmação de Inscrição reúne todas as informações de cada inscrito, como local de prova, número de inscrição e dados de identificação. Ele deve ser impresso no site da Fundação Cesgranrio
- Documentos: o candidato deverá apresentar documento oficial com foto. Cópias autenticadas e fotos não serão aceitas para identificação. Em caso de documento digital, o candidato deve realizar o download e cadastro no aplicativo antes da prova
- Canetas: serão permitidas apenas canetas esferográficas de tinta preta, com tubo transparente.
- Alimentos: apesar da pausa para almoço, será permitido a entrada de bebidas e lanches. A orientação é que garrafas transparentes, sem rótulos sejam utilizadas. Os alimentos devem estar em embalagens lacradas
O que não levar
Alarmes ou qualquer outro som emitido por algum aparelho eletrônico pode resultar na desclassificação imediata do candidato. Por isso, os dispositivos, como celulares, por exemplo, devem ficar desligados e guardados dentro do porta-objetos, que serão entregues pelos organizadores antes do início da prova.
Veja a lista completa de itens proibidos no local de prova:
- Relógios
- Óculos escuros
- Chapéus
- Bonés
- Gorros
- Fones de ouvido
- Celulares
- Protetores auriculares (protetores de ruídos)
Transporte
Os locais de prova foram definidos a partir do CEP que cada candidato informou no momento da inscrição. A primeira recomendação é verificar o endereço onde vai realizar a prova com antecedência e, se possível, realizar o trajeto até o local para cronometrar o tempo de deslocamento.
Em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) anunciou que vai ampliar viagens de linhas que atendem a PUCRS, Fapa, Fiergs e Uniritter – locais de prova. Também haverá reforço de agentes de fiscalização nas ruas, para orientar o trânsito próxima às regiões.
Para acesso ao campus Zona Sul da Uniritter (Rua Orfanatrófio, 555), haverá reforço de seis viagens, três em cada sentido, em duas linhas: 263.1 e 263.2.
Na região da Fapa (Avenida Manoel Elias, 2001), haverá alteração de itinerário em viagens do sentido Centro/bairro da linha 491. Os ônibus desta linha seguirão pela Avenida Protásio Alves até a Manoel Elias, com parada em frente à Fapa, e acesso posterior à Rua 6 de Novembro para retornar ao seu trajeto original, pela Martim Félix Berta.
Para ampliar o acesso à PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681), serão ampliadas as viagens das linhas T12, T12A, T1, T4, 353 e 343, em ambos os sentidos.