O Concurso Nacional Unificado terá 54.219 candidatos com atendimento especial durante a aplicação das provas no próximo domingo (18), entre os 2,1 milhões de inscritos. O apoio foi solicitado no momento da inscrição por:
- pessoas com deficiência
- pessoas com transtorno de espectro autista
- gestantes e lactantes
- outros candidatos que informaram limitações funcionais e necessidade de adaptações
As solicitações encaminhadas incluem salas de fácil acesso, fornecimento de mesa e cadeiras separadas, leitura labial, mesa para cadeiras de rodas, apoio para perna e pé, auxílio para leitura/transcrição e tempo adicional para a prova. A seleção tem 6.640 vagas abertas em 21 órgãos federais.
Solicitações
Conforme o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), dos 54,2 mil candidatos que pediram atendimento especial, 43.926 candidatos se inscreveram como pessoas com deficiência. O ministério também recebeu 7 mil solicitações relacionadas ao transtorno de espectro autista.
Ao todo, 1,5 mil são gestantes e 1,8 mil lactantes fizeram o requerimento. Entre as solicitações deste público, segundo o MGI, estão a prestação da prova em sala de fácil acesso, apoio para perna e pé, além de mesa e cadeira separadas.
Provas especiais
Cerca de 47 mil (86,8%) candidatos contam com mecanismos de apoio, mas pediram acesso à prova comum, como os demais concorrentes. Outros 7.126 candidatos receberão kits específicos, preparados principalmente para candidatos com baixa visão, cegueira ou deficiência auditiva. Serão 15 kits com tipos diferentes de provas, cada um em atendimento às necessidades específicas.
O chamado Enem dos Concursos reservou 5% das vagas para pessoas com deficiência, conforme estabelecido nos editais de cada um dos oito blocos temáticos.
Os candidatos com inscrição deferida para concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência, se aprovados na prova discursiva, serão convocados por ordem de classificação. Entre 17 e 25 de outubro, eles passarão pela perícia médica (avaliação biopsicossocial), realizada presencialmente por equipe multiprofissional.