O Concurso Nacional Unificado terá um modelo de seleção inédito, que formará um banco de candidatos aprovados em lista de espera, para futuras convocações. Serão 13.280 classificados para compor o banco. A medida aumentará as chances de convocações entre os 2,1 milhões de inscritos.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reafirmou, nesta sexta-feira (9), que cada um dos oito blocos temáticos do concurso terá um banco de aprovados com o dobro do número de vagas imediatas do respectivo bloco previstas no edital inicial do certame.
O chamado Enem dos Concursos prevê a possibilidade de contratação imediata de 6.640 aprovados para diversos cargos, com exigência de níveis Médio, Técnico e Superior de escolaridade, em 21 órgãos da administração pública.
Lista de espera
A ordem na lista de espera obedecerá as notas mais altas obtidas pelos aprovados e também levará em consideração os cargos e as especialidades escolhidas. O número de vagas em cada um dos oito blocos, conforme o edital é:
- Bloco 1: 727 vagas imediatas e 1.454 outros candidatos ficarão classificados no banco
- Bloco 2: 597 vagas imediatas e outros 1.194 candidatos ficarão classificados no banco
- Bloco 3: 530 vagas imediatas e outros 1.060 candidatos ficarão classificados no banco
- Bloco 4: 971 vagas imediatas e outros 1.942 candidatos ficarão classificados no banco
- Bloco 5: 1.016 vagas imediatas e outros 2.032 candidatos ficarão classificados no banco
- Bloco 6: 359 vagas imediatas e outros 718 candidatos ficarão classificados no banco
- Bloco 7: 1.748 vagas imediatas e outros 3.496 candidatos ficarão classificados no banco
- Bloco 8: 692 vagas imediatas e outros 1.384 candidatos ficarão classificados no banco
Convocações
As novas convocações poderão ser feitas a cada seis meses ou conforme a necessidade e o fluxo de liberação e desocupação dos cargos. Também há a possibilidade das pessoas que estão no banco de candidatos em lista de espera serem chamadas a assumir vagas temporárias no serviço público federal. Caso o candidato assuma uma vaga temporária, ele seguirá no Banco de Candidatos.
Concurso Unificado
A aplicação das provas do concurso unificado do governo federal foi remarcada para 18 de agosto, após adiamento autorizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em maio devido à situação de calamidade provocada pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, entre os meses de abril e maio.
As remunerações variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71 e a banca organizadora do certame é a Fundação Cesgranrio.