Depois da enchente no Rio Grande do Sul (RS), caiu o número de inscritos para realizar o Concurso Nacional Unificado (CNU) no Estado. Antes, havia 80,3 mil inscrições confirmadas no RS. O número de candidatos caiu para 78,6 mil, conforme os dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Segundo o coordenador-geral de logística do CNU, Alexandre Retamal, isso tem relação com mudanças no edital após o adiamento da prova, que seria no dia 5 de maio e foi remarcada para 18 de agosto, em função da tragédia climática que atingiu o RS.
— Tomamos algumas decisões com base no que aconteceu no Rio Grande do Sul. Agora, são 78 mil inscritos. Diminuiu porque nós demos aos candidatos o direito de desistir da prova, e também de modificar o local de prova — explica.
Os participantes que realizariam o exame no RS tiveram até 7 de julho para solicitar a mudança na cidade de realização da prova. Conforme Alexandre, havia candidatos que não moram no Estado e iriam se deslocar ao RS para realizar o concurso, mas fizeram essa alteração após a enchente.
Boa parte da redução foi em Porto Alegre, que tinha 38,2 mil candidatos, agora são 37,5 mil. Os candidatos também ganharam o direito de desistência, e foi permitido solicitar a devolução da taxa de inscrição. Em todo o país, 31 mil candidatos pediram reembolso, segundo o MGI.
No RS, as provas serão aplicadas em 10 municípios. Veja a distribuição dos inscritos:
- Porto Alegre – 37.546
- Pelotas – 10.795
- Santa Maria – 8.778
- Passo Fundo – 4.943
- Santo Ângelo – 4.285
- Caxias do Sul – 3.096
- Santa Cruz do Sul – 2.922
- Bagé – 2.553
- Uruguaiana – 2.533
- Farroupilha – 1.228
- Total – 78.679
Caso haja problemas durante a prova, é possível solicitar reembolso da taxa de inscrição. O edital ainda diz que o candidato afetado por problemas logísticos durante a aplicação do concurso poderá solicitar a devolução do valor pago na taxa de inscrição em até cinco dias úteis após o dia do exame por meio do site do CNU.
O concurso oferece 6.640 vagas em 21 órgãos federais. No Brasil, são mais de 2 milhões inscritos.
Novo cronograma do Concurso Unificado:
- 7 de agosto – divulgação dos cartões de confirmação de inscrição, com local de prova e horários
- 18 de agosto – aplicação do concurso em todo o país
- 8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva
- 21 de novembro – divulgação final dos resultados
- Janeiro de 2025 – início da convocação para posse dos aprovados e cursos de formação