A menos de uma semana do Concurso Nacional Unificado, é importante que os candidatos saibam onde concentrar suas energias e se organizem para o dia da avaliação. As provas do “Enem dos concursos” serão aplicadas no próximo domingo (5), em 228 cidades. A força de trabalho estimada para atuação no concurso é de 215 mil profissionais. No Rio Grande do Sul, serão 109 locais de prova e 2,8 mil salas em 10 municípios, com mais de 80 mil inscritos.
Uma das candidatas em Porto Alegre é Cláudia Rodrigues Loche, 39 anos, que busca uma oportunidade para recolocação no mercado de trabalho e vai fazer a prova do Bloco 8 (nível intermediário). Ela é "concurseira" há alguns anos e, atualmente, dedica-se integralmente aos estudos. Claudia faz curso preparatório no Centro e diz que o segredo é ter persistência.
— Quanto mais próximo da prova vai chegando, a gente fica mais nervoso. Mas estou preparada, eu fiz o que estava ao meu alcance, estudei muito. Agora é revisar o conteúdo e ter paciência. Sei que todo meu esforço será compensado. E se não der certo dessa vez não vou desistir, vamos para o próximo — diz.
O novo modelo de seleção de servidores públicos, realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da Administração Pública Federal. São 2,1 milhões de inscritos no concurso.
O que estudar nestes últimos dias?
Conforme especialistas de cursos preparatórios para concursos públicos ouvidos por GZH, nesta reta final, a dica é manter a tranquilidade e revisar o conteúdo estudado, focando nos pontos principais de cada área, bem como aqueles que costumam gerar mais insegurança.
— Neste momento, o candidato começa a ficar ansioso. É preciso manter a calma e planejar os estudos em forma de revisão. Dedique tempo para revisar os tópicos relevantes do conteúdo programático do edital e distribua o tempo de estudo de forma equilibrada, dando atenção especial aos temas que você considera mais desafiadores — diz Jefferson Henrique, coordenador pedagógico da Focus Concursos.
Segundo ele, a depender do bloco temático, algumas áreas podem ser consideradas mais difíceis, devido à complexidade ou extensão do material. Conforme a professora Beatriz Margarida Backes, do curso preparatório Vigor, de Porto Alegre, vale a pena dar atenção a áreas como língua portuguesa, direito constitucional e administrativo nesta semana, tópicos que certamente serão importantes nos exames:
— Quem não domina concordância, crase e acentuação pode ter problemas na hora da prova. O português também é importante para a redação, não só na prova objetiva. Essa parte é importante, quem alcança uma boa pontuação na redação consegue tirar uma nota maior.
Como se organizar para o dia da prova?
De acordo com a professora Beatriz, um bom desempenho não depende só de conhecimento, mas também do estado emocional do candidato. Por isso, é importante descansar e se organizar no final de semana do concurso, para evitar transtornos.
— O estado emocional conta muito na hora da prova, é importante chegar no local de prova tranquilo. O candidato precisa dormir cedo no sábado, descansar bastante e se alimentar bem, não comer coisas pesadas. Também é bom evitar brigas no dia anterior, para não chegar estressado na hora da prova — explica.
O que levar no dia da prova?
No dia 5 de maio, os candidatos devem levar um documento oficial com foto e caneta preta transparente, outros tipos não serão aceitos. Outra recomendação é que os inscritos levem o cartão de confirmação impresso. Também será possível entrar na sala de prova com garrafas de água, desde que sejam transparentes e sem rótulo. Conforme os especialistas, uma boa dica é organizar os itens na bolsa no dia anterior à data da prova, para evitar atrasos.
Como verificar o local de prova?
É possível verificar no Cartão de Confirmação de Inscrição, que está disponível na Área do Candidato, na página da Fundação Cesgranrio, banca responsável pela aplicação da prova. O cartão de confirmação traz o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar se o inscrito tem direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social. Apesar de não ser obrigatório, é recomendado levar o cartão no dia da prova.
No Estado, as provas serão aplicadas em Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.