Ocorre nesta semana, na Bahia, o evento que reúne os principais integrantes do modelo de franquias no Brasil. Começou, na quarta-feira (25), a edição 2023 da Convenção ABF do Franchising. O congresso é uma realização da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A convenção busca fomentar o setor no país, gerando discussões que atingem todos os integrantes, desde donos de franquias, franqueados e fornecedores até segmentos de consultoria que atuam nesse ecossistema. Além disso, o ambiente permite avanço de negócios e parcerias por meio da feira e dos encontros realizados no local. No modelo de franquia, empreendedores adquirem o direito de utilizar a marca de outra empresa já consolidada no mercado para comercializar seus produtos e serviços. Franqueadores e franqueados observam nesse sistema uma estratégia comercial para aumentar a distribuição de produtos e serviços e ampliar a presença das marcas em diversas regiões.
Os congressistas que participam desta edição ficarão na Ilha de Comandatuba, no município de Una, no sul do Estado nordestino, até o próximo sábado (28).
A abertura oficial do evento foi realizada na quarta, com show de Seu Jorge e um jantar de confraternização. Nesta quinta-feira (26), abriu oficialmente o salão de expositores. No local, integrantes dos mais diversos ramos de franquia, como crédito, alimentação e iluminação, têm estandes onde apresentam seus produtos e negócios ao público.
Na largada da exposição, dois painéis foram realizados no palco do centro de eventos. O primeiro discutiu a importância de temas como inovação, jornada digital e de criar um ambiente fluido para clientes nos diversos canais de atendimento.
O segundo painel do dia debateu os principais pontos para o avanço e eficiência da liderança e gestão dentro dos negócios. Nesse sentido, a necessidade de engajar colaboradores e parceiros na busca pela efetividade, atualização constante e empatia dentro das organizações dominaram o debate entre os palestrantes.
Educação em alta
Um dos principais focos dessa edição da convenção da ABF é a educação. A entidade divulgou em coletiva de imprensa o lançamento de duas iniciativas nesse sentido. Uma é a ABF Academy, um ambiente que usa o ensino por meio de games e jornadas de aprendizagem para preparar integrantes do setor e reforçar boas práticas.
O segundo braço nessa área é fruto de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A entidades se unem para criar um ambiente com conteúdo e orientações para empreendedores do setor de franchising.
O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, afirma que um dos pontos que esse serviço pode aprimorar é o auxílio a franqueados que buscam expandir o negócio para mais de uma franquia. O empreendedor precisa estar mais preparado para esse salto, segundo Leite:
— Quando você deixa de ser um franqueado de uma única unidade e entra nessa jornada de crescimento as competências para você obter êxito são distintas.
Setor cresceu 15% no primeiro trimestre
Durante a coletiva, a ABF também reforçou dados de desempenho do setor. O ramo de franchising cresceu 15% no primeiro semestre de 2023 ante o mesmo período do ano passado, saltando de R$9,431 bilhões para R$105,107 bilhões no período.
Olhando ainda pelo lado do crescimento do faturamento, o Rio Grande do Sul está na 10ª posição entre os Estados, com R$ 5,922 bilhões no primeiro semestre – alta de 15% ante o mesmo período do ano passado. Nesse recorte, Goiás lidera com um salto de 35%. O presidente da ABF afirma que o resultado entre os Estados é influenciado pelo agronegócio, que afeta o ambiente econômico:
— Isso está ligado à atividade econômica com a geração de riqueza e renda, atraindo uma gama de soluções, serviços e produtos que os habitantes dessas localidades gostariam de ter.
O presidente da entidade também divulgou o novo ranking das 30 empresas que mais cresceram em número de operações.
Londrina, no Paraná, lidera o levantamento, subindo de 971, no primeiro semestre de 2022, para 1.124 unidades, no segundo semestre de 2023 – salto de 15,7%, o maior entre as cidades listadas. Na sequência, completam o top 5 Sorocaba (10,9%) e Belém (9,6%), Brasília (9,5%) e Curitiba (9%).
A ABF afirma que a presença do agronegócio e a retomada do turismo ajudam a explicar a força de alguns desses municípios nessa dinâmica de aumento das operações.
Porto Alegre, caiu no ranking, saindo da 21ª posição para a 29ª. O número de unidades na Capital recuou de 2.562 para 2.524.
Também participaram da coletiva, o gerente de Competitividade do Sebrae Nacional, Ivan Hussni, a vice-presidente da ABF, Adriana Auriemo, e Fabiana Estrela, diretora-executiva da associação.
*O jornalista viajou a convite da ABF