Correção: o porta-voz da SouthRock chama-se Ken Pope e não Kenneth Poppe; a SouthRock é a operadora responsável pelo licenciamento da marca, e não um fundo de investimento; desde o início da operação da SouthRock foram abertas 10 e não nove lojas. Todas as informações, publicadas entre 14h45min de 1º de agosto de 13h28min de 2 de agosto de 2019, já foram corrigidas no texto.
A rede americana de cafeteria Starbucks chega ao sul do Brasil em 1º de outubro, depois de 13 anos no mercado brasileiro. As inaugurações em Florianópolis serão as primeiras da marca fora do eixo Rio-São Paulo.
O novo terminal de passageiros do aeroporto da capital de Santa Catarina, que deve ser entregue no mesmo dia da abertura das unidades, abrigará as três novas lojas da rede na região. Segundo Ken Pope, porta-voz da SouthRock — operadora responsável pelo licenciamento da marca no Brasil —, as negociações com o aeroporto aconteceram ao longo deste ano.
— Estávamos esperando muito tempo para chegar a Florianópolis — disse Pope, afirmando que a demanda pela rede por parte dos moradores da cidade também influenciou o rumo da expansão.
De acordo com o consultor Marcos Rizzo, da Rizzo Franchise, é necessário que redes estrangeiras conheçam o Brasil e seus consumidores antes de traçar um plano de expansão.
— Na minha opinião, essa foi a estratégia da Starbucks antes de sair do eixo Rio-São Paulo — disse ele.
Quatro milhões de pessoas devem circular pelo aeroporto de Florianópolis
A Floripa Airport, endereço das novas lojas em Florianópolis, pertence ao grupo Zurich Airport e terá voos domésticos e internacionais. As 4 milhões de pessoas que devem circular anualmente pelo local, de acordo com a previsão do presidente, atraíram a Starbucks para dentro do estabelecimento.
Para Rizzo, as cafeterias no Brasil são frequentadas por consumidores em deslocamento.
— O brasileiro ainda não sai de casa para tomar café, ele faz isso enquanto vai para o trabalho e ou em outros momentos de passagem — afirmou o especialista.
Segundo ele, a inauguração das lojas da Starbucks dentro do aeroporto é propícia para viajantes e público em movimento.
— Vamos analisar o feedback desses clientes para decidir onde abrir as próximas lojas no Sul do país — afirmou Pope. De acordo com ele, não há uma meta estabelecida de quantas unidades devem ser abertas enquanto a rede estiver sob operação da SouthRock.
A empresa, também responsável pelo licenciamento do restaurante TGI Friday's no país, comprou a Starbucks no Brasil em março de 2018. Desde então, 10 lojas da marca foram inauguradas.
A rede de cafeteria tem 122 unidades no eixo Rio-São Paulo e cerca de 1,6 mil funcionários diretos. Os estabelecimentos brasileiros representam aproximadamente 0,4% do negócio global, que tem 30 mil lojas.
Em parceria com a Nestlé, a Starbucks lançou em abril deste ano cápsulas de café com sabores oferecidos em lojas da rede. Por enquanto o produto é comercializado em São Paulo, disse Poppe.