Após tentar por mais de um ano abrir um Starbucks em Porto Alegre, o empresário Silvio Formenton desistiu e criou uma cafeteria com o mesmo conceito da rede norte-americana. A loja é a Forcaffé, que já está funcionando na Rua Vigário José Inácio, 245, bem no Centro Histórico.
Cliente assíduo da Starbucks quando viaja, Formenton conversou bastante com a empresa, apresentando ideias e propostas. No entanto, apesar da duração da negociação, não chegou nem na etapa de se falar em valores de investimento. A última mensagem que recebeu da multinacional agradecia a persistência do empresário, mas dizia que a empresa não tinha intenção de vir para o Sul por enquanto. Lembrando que a companhia que adquiriu a Starbucks em 2018 disse, na ocasião, que estava de olho no mercado daqui: Compradora da Starbucks fala em expansão para o Sul
Silvio Formenton e a esposa e sócia, Silvia, desistiram da marca e resolveram ir por um caminho diferente. O casal tinha uma cafeteria simples na Avenida Voluntários há 15 anos e queria investir no segmento.
— Só que na unidade antiga vendíamos mais suco de laranja do que café. Encerramos a operação. Com a nova loja, aberta em março, já mudamos isso. Se a Starbucks não deu respaldo, decidi fazer do meu jeito. Comprei uma máquina de café nova e pegamos uma fazenda de São Paulo como fornecedora — conta o dono da Forcaffé.
O conceito é o mesmo da Starbucks. A ideia é que a maioria dos clientes entre, pegue o café e continue sua rotina. As embalagens são de papel reciclável, ressalta o dono.
Aliás, o logo da Forcaffé ficou muito parecido com o da Starbucks, inclusive na cor verde, reconhece o empresário Silvio Formenton. A marca gaúcha usou a figura estilizada da Salamanca do Jarau, lenda gaúcha sobre uma princesa moura. Já a marca norte-americana usa a imagem inspirada em uma sereia.
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