GaúchaZH mantém contato com representantes de entidades para saber quais produtos e serviços correm risco de desabastecimento devido à greve dos caminhoneiros. O acompanhamento será atualizado ao longo do dia. Veja a lista:
Supermercados e feiras
ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS
A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) tem informado que o risco de desabastecimento é baixo, já que os estabelecimentos trabalham com estoque médio de 15 dias para itens como arroz, feijão e farinhas. Produtos de higiene e itens de limpeza também têm estoque até a próxima semana, de acordo com a associação.
ALIMENTOS PERECÍVEIS
Ovos, carnes, embutidos e laticínios ainda não sumiram das gôndolas, mas, pontualmente, podem estar com menor oferta em alguns supermercados, com maior restrição de marcas ou alguma alta nos preços. Conforme a Agas, os supermercadistas que têm contato mais próximo com com produtores locais tendem a girar o abastecimento mais rapidamente, e têm menor risco de desabastecimento. O receio de não haver itens de padaria ainda não se confirmou, pois os supermercados estão conseguindo o gás para operar os fornos.
HORTIFRÚTI
A reposição de frutas, verduras e legumes melhorou na Central de Abastecimento do Estado (Ceasa) de Porto Alegre nesta terça-feira. Como é um ponto importante para distribuição no Interior do Estado, é um termômetro de que a oferta em supermercados de Capital e Interior estão dentro da normalidade. Conforme a Ceasa, os poucos produtos prejudicados são batata, tomate e cebola, com escassez de fornecimento e alta de 50% nos preços no varejo. A tendência é que o abastecimento na Ceasa, que ficou em 40% da capacidade na terça, se aproxime da normalidade nos próximos dias.
Transporte
ÔNIBUS E LOTAÇÕES
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que as linhas de transporte coletivo vão operar com tabela horária de sábado nesta terça e quarta, 29 e 30, fora dos horários de pico. Isso representa 80% da oferta de um dia útil. Dos primeiros horários às 8h30min, e no fim da tarde, das 17h às 19h30min, os ônibus circulam com tabela de dia útil, 100% da oferta. De quinta-feira (31), feriado de Corpus Christi, a domingo (3) será adotada tabela horária de domingo, como estava previsto anteriormente à greve.
Lotações circulam com tabela horária normal. A diferença com relação a operação desta segunda-feira, é que não estão mais autorizados a transportar passageiros em pé e circular nos corredores.
ÔNIBUS INTERMUNICIPAL
A maior parte das empresas de ônibus que operam na Região Metropolitana de Porto Alegre vão circular normalmente nesta quarta-feira (30), após período de alterações nos itinerários por conta da falta de combustíveis. Segundo a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) as operações de transporte coletivo começam a normalizar a partir desta quarta-feira, como no caso das empresas Evel, Viamão e Itapuã. Nesta terça-feira (29), as linhas da Sogal e Transcal já estão operando normalmente.
Na rodoviária de Porto Alegre, passagens que foram canceladas são trocadas sem custo. Confirmações podem ser feitas pelo telefone (51) 3110-0101.
TÁXIS
Por serem em sua maioria movidos a GNV, não há previsão de desabastecimento nos táxis, que têm aumento da demanda. A liberação para realizar viagens compartilhadas, que vigorou no domingo (27), não vale mais. Da mesma forma, veículos escolares não podem mais atuar no transporte de passageiros.
APLICATIVOS
Aplicativos como Uber, Cabify e 99pop operam normalmente, com variação de tarifas em razão da maior procura pelos usuários.
VIAGENS AÉREAS
O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, recebeu na novo reabastecimento por cinco carretas com combustível. Com isso, a assessoria da Fraport, empresa que administra o Salgado Filho, afirma que o estoque é suficiente para garantir os trabalhos até a tarde de sexta-feira (1º). A Fraport informou também que não houve voos cancelados em Porto Alegre em decorrência do desabastecimento causado pela greve dos caminhoneiros.
Energia
COMBUSTÍVEIS
Até ao final da manhã desta terça-feira (28), havia combustíveis em pelo menos 14 postos de Porto Alegre, segundo levantamento de GaúchaZH. Duas vezes por dia — de manhã e à tarde — GaúchaZH está entrando em contato com todos os postos filiados ao Sindicato de Combustíveis (Sulpetro) em Porto Alegre para apurar onde há venda do combustível. Entre 8h30min e 11h15min, a reportagem conseguiu contato com 101 dos 256 estabelecimentos e identificou 14 postos com o combustível na Capital. A próxima atualização geral será feita até as 18h desta terça (29).
GÁS DE COZINHA
Com caminhões que deveriam fazer o abastecimento parados, o protesto afeta o abastecimento de gás de cozinha nas residências. Segundo o Sindicato das Distribuidoras, Comercializadoras e Revendedoras de Gases em Geral do Estado (Singasul), pelo menos 90% das revendedoras estão com os botijões vazios. O Sindigás informa que algumas praças ainda possuem um estoque mínimo de GLP, mas que encontra dificuldade de escoamento do produto pelas rodovias do país.
Água
Conforme a Corsan, não há mais risco de desabastecimento de água em cidades do Estado por conta da falta de produtos químicos utilizados no tratamento. Na Capital, não há problemas. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa possui estoque regular para o tratamento de água sem que seja necessário interromper o fornecimento, portanto a população não necessita reservar ou estocar água.
Ensino
REDE PÚBLICA
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informa que as escolas da rede pública estadual funcionam normalmente na terça-feira (29). Casos pontuais em que devido à falta de transporte — escolar ou público — houver impedimento da chegada de alunos ou professores nas escolas, serão tratados caso a caso pela respectiva Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As aulas perdidas deverão ser recuperadas ainda dentro do ano letivo. Na rede municipal de Porto Alegre as aulas prosseguem normalmente.
REDE PRIVADA
O Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe-RS) orienta que as instituições avaliem as condições de sua localidade para decidir sobre o seu funcionamento ou não diante da paralisação. Para aquelas que decidirem manter seu funcionamento normal, é indicado que provas e trabalhos sejam transferidos para evitar prejuízos a quem não conseguir chegar à escola.
UNIVERSIDADES
As aulas seguem suspensas nas seguintes instituições nesta quarta-feira (30): Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade Feevale, Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) e Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs).
As aulas serão retomadas nesta quarta-feira na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). A Universidade La Salle também reiniciará as atividades, mas na modalidade online.
As aulas já foram retomadas e seguem nas seguintes instituições nesta quarta-feira: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
O vestibular da UniRitter, agendado para sábado (26), foi transferido para 7 de junho nos campi Zona Sul, Fapa, Iguatemi e Canoas. O processo seletivo da Fadergs, que estava marcado para sábado nas sedes João Pessoa e Sertório, em Porto Alegre, também foi transferido, e os candidatos podem reagendar as provas para 2 ou 4 de junho.
O vestibular da Ulbra, marcado para domingo (27), será realizado em 10 de junho. O horário da aplicação das provas continua o mesmo, assim como os locais escolhidos pelos candidatos.
CONCURSOS PÚBLICOS
Três concursos públicos tiveram provas adiadas nos últimos dias. A etapa de testes físicos do concurso da Polícia Civil que seria realizada no sábado (26) e domingo (27) foi adiada. A prova objetiva do concurso da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas de Sapucaia do Sul, que estava marcada para este domingo, será realizada em 17 de junho. A Força Aérea Brasileira (FAB) adiou o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). As provas escritas seriam realizadas também neste domingo e foram remarcadas para 1º de julho.
Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os concursos públicos previstos para sexta, sábado e segunda foram suspensos. Aqueles já em andamento estão em avaliação pela comissão examinadora. Mais informações sobre os concursos da UFRGS podem ser obtidas pelo telefone (51) 3308-3372.
OAB
A aplicação da 2ª fase do Exame de Ordem, que estava marcada para domingo (27), foi suspensa. Será 10 de junho. A coordenação nacional do exame constatou que não havia condições de logística para a entrega e aplicação das provas de forma uniforme, com segurança, sigilo e eficiência em todo o território nacional.
Serviços públicos
LIXO
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promete normalidade na coleta domiciliar de lixo nos próximos dias, incluindo o início desta semana. Apesar de escasso e controlado, o combustível para os caminhões ainda consegue dar conta dessa demanda.
A Prefeitura de Porto Alegre deixará que os contêineres lotem antes de recolhê-los, para economizar diesel dos caminhões. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSURB), a medida foi tomada para que os moradores da Capital não fiquem sem coleta de lixo durante a greve dos caminhoneiros.
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) autorizou que municípios gaúchos despejem lixo acima da capacidade licenciada pelo órgão em estações de transbordo durante a greve dos caminhoneiros. Assim como acontece em Porto Alegre, outras cidades não estão conseguindo transportar os resíduos até os aterros sanitários para seu devido descarte.
JUSTIÇA DO TRABALHO
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) suspendeu os prazos processuais e regimentais até quarta-feira (30). Também foram suspensas as audiências nas Varas do Trabalho e nos Postos Avançados em todo o Estado nesse período. O TRT-RS recomenda que as audiências adiadas sejam remarcadas em até 60 dias.
DETRAN
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) decidiu cancelar os exames teóricos e práticos de direção veicular por tempo indeterminado. Os candidatos que estavam com provas marcadas devem procurar seus Centros de Formação de Condutores (CFC) e agendar uma nova data. Não haverá custo adicional. Quanto às aulas, devem ser combinadas por cada aluno com seu Centro de Formação de Condutores, uma vez que as condições de abastecimento variam de um CFC para outro.
Saúde
HOSPITAIS
Conforme a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), alguns estabelecimentos de saúde estavam com problema de recebimento de alimentos e produtos médicos, com risco de falta de medicamentos, mas a situação já foi normalizada. De acordo com a Fresenius Medical Care, maior fornecedora de insumos e equipamentos de diálise do país, há dificuldade em entregar mais de 2 mil toneladas de produtos para abastecer clínicas e hospitais que tratam de doentes renais. No Rio Grande do Sul, esse material ainda poderá faltar em 30 clínicas e 15 hospitais.
O Hospital São Lucas da PUCRS suspendeu temporariamente a realização de cirurgias eletivas para priorizar as emergências. O São Lucas também reforça o pedido por doação de sangue de todos os tipos, pois os estoques estão esgotados.
O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), maior entidade hospitalar de atendimento 100% SUS do sul do país, retomou as eletivas nos hospitais Cristo Redentor, Fêmina, Conceição e Criança Conceição, suspensas nesta terça-feira (29). O Conceição também precisa de doação de sangue urgente. Atendimento de emergências está mantido em todos hospitais da Região Metropolitana, assim como consultas ambulatoriais. Mãe de Deus e Moinhos de Vento mantém as operações normalmente.
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre retomou nesta terça a realização de transplantes. A situação será reavaliada diariamente e a orientação é de que os pacientes aguardem contato do hospital. Cirurgias no Banco de Olhos foi mantida nesta terça.