O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promete normalidade na coleta domiciliar de lixo nos próximos dias, incluindo este final de semana e o início da semana que vem. Apesar de escasso e controlado, o combustível para os caminhões ainda consegue dar conta dessa demanda.
Outro problema gerado pela greve dos caminhoneiros também foi provisoriamente solucionado. A Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro, para onde vai todo o lixo domiciliar da capital gaúcha, teve a sua capacidade de recebimento ampliada. Desde quarta-feira (23), a unidade recebe rejeitos sem conseguir destiná-los ao aterro sanitário de Minas do Leão, já que as carretas que levam o lixo estão trancados em rodovias.
Uma reunião envolvendo órgãos da prefeitura neste fim de semana vai projetar como será a coleta ao longo da próxima semana, caso a greve não termine. Por enquanto, a coleta seletiva também está normalizada.
O DMLU pede, inclusive, que a população tenha ainda mais atenção com a separação dos resíduos recicláveis, já que são levados para galpões. Caso misturados aos resíduos orgânicos, além de problemas ambientais, poderão contribuir com a lotação mais rápida da Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro.