O Hospital de Clínicas de Porto Alegre retoma nesta terça-feira (29) a realização de transplantes. As cirurgias foram suspensas na segunda-feira (28) e ficaram sem ser realizadas por oito horas devido ao desabastecimento de alguns insumos essenciais. Segundo a administração da instituição, nesta madrugada, chegaram insumos que estavam em falta, principalmente medicamentos imunossupressores, o que possibilitou a retomada dos transplantes.
Durante o período de suspensão, não houve entrada de órgãos para transplante, não ocorrendo, portanto, prejuízo a qualquer paciente. As cirurgias eletivas, aquelas agendadas e que não representam risco de morte para os pacientes caso não sejam realizadas, seguem suspensas. A situação é a mesma no Hospital São Lucas da PUCRS, no Banco de Olhos e no hospital da Brigada militar. A prioridade é atender pacientes internados e as situações de emergência.
No Grupo Hospitalar Conceição, as cirurgias eletivas foram retomadas na manhã desta terça-feira (30). Elas haviam sido suspensas na segunda (209). Segundo o diretor administrativo-financeiro da instituição, José Ricardo Agliardi, os serviços foram retomados em todas as unidades do grupo: Hospital Conceição, Cristo Redentor, Fêmina e Hospital da Criança Conceição. Agliardi afirma que a situação está sendo avaliada dia a dia:
— Faremos uma reunião nesta quarta-feira (30) pela manhã e aí avaliaremos a situação. Ainda não há falta de insumos nem de material.
Quem teve o procedimento cancelado na segunda-feira (29) deve contato do hospital para marcar nova data.
A instituição também necessita de doadores de todos os tipos de sangue. O Banco de Sangue está localizado no segundo andar do Hospital Conceição, na Avenida Francisco Trein, 596, bairro Cristo Redentor. O horário de funcionamento é segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e aos sábados, das 7h30min ao meio-dia.