A Prefeitura de Porto Alegre deixará contêineres lotar antes de recolhê-los para economizar diesel dos caminhões. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSURB), a medida foi tomada para que os moradores da Capital não fiquem sem coleta de lixo durante a greve dos caminhoneiros. Os três tipos de coleta de Porto Alegre estão mantidos sem alteração até o momento.
Desde a quarta-feira (23), a Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro recebe rejeitos sem conseguir destiná-los ao aterro sanitário de Minas do Leão, já que os caminhões que levam o lixo até o local estão trancados em rodovias. A estação já opera acima da capacidade.
O decreto de situação de emergência, feito nesta quinta-feira (24), pela Prefeitura de Porto Alegre, permite que a estação receba mais lixo do que o permitido em dias normais. Por enquanto, segundo a secretaria, a área utilizada ainda é a de manobra dos caminhões, sem ser necessário ocupar outras áreas do terreno.
Outra medida adotada pela prefeitura é o abastecimento dos caminhões com diesel que foi recebido pela Carris para os ônibus de Porto Alegre. Ao menos 22 caminhões conseguiram abastecer nesta sexta-feira (25). A frota total da Capital é de aproximadamente 80 veículos destinados a coleta de lixo.
O vice-prefeito Gustavo Paim estima que a estação de transbordo conseguirá armazenar lixo até parte da próxima semana.