Falar de sexo sem tabus: mesmo com a melhor amiga, isso parece ser uma missão quase impossível para muitas mulheres. Foi por isso que elas criaram canais de conteúdo para debater tudo o que envolve a sexualidade feminina.
Com bom humor e leveza, essas mulheres se propõem a ajudar tantas outras a conhecerem melhor seu próprio corpo, perder a vergonha de dizer o que gostam na hora H e, claro, transar mais (e melhor!). Donna listou cinco canais do YouTube e podcasts que tratam da temática de um jeito divertido, mas com muita informação. Vem ver:
Calcinha Larga
Vozes influentes na internet quando o assunto é maternidade, três mulheres se uniram para falar do assunto sem tabus no podcast Calcinha Larga, que figura entre os mais ouvidos da plataforma de streaming Spotify. Sem rodeios, a escritora Tati Bernardi, a atriz Helen Ramos, a Hel Mother, e a escritora e roteirista Camila Fremder agora debatem sobre temas envolvendo sexualidade e relacionamentos na segunda temporada do programa.
O nome não pode ser mais sugestivo: "Calcinha molhada". Masturbação feminina, sexo na gravidez e sonhos eróticos já estiveram na pauta do podcast, que vai ao ar toda quarta-feira. Entre as convidadas da temporada, estão nomes como a atriz Camila Pitanga, a apresentadora Titi Müller e a jornalista Marília Gabriela. O trio também abre espaço para especialistas, como a psicanalista Vera Iaconelli e a educadora parental Lua Barros. Espere por muitas risadas, papo de amiga sem filtros e, claro, situações engraçadíssimas de tão reais! Para dar o play e maratonar.
- @calcinhalarga
- Calcinha Larga no Spotify
P & Ponto, de Penélope Nova
Penélope Nova fez sucesso ao falar de sexo sem vergonha (e com muito humor) no programa Ponto P, da MTV. Agora, a apresentadora de 47 anos migrou para a internet com a mesma temática que fez muitos jovens virarem fãs de seu jeitão espontâneo na TV.
No YouTube, ela comanda o canal P & Ponto, em que abre o jogo sobre temas que vão além da sexualidade: "Fala sobre relações humanas", resumiu ela em entrevista à Folha de S. Paulo. O programa, que vai ao ar por temporadas, é transmitido ao vivo pelo canal de Penélope - e dá para assistir todos os vídeos por lá. O P & Ponto conta com mais de 100 mil inscritos.
Cátia Damasceno
Os números impressionam: mais de seis milhões de pessoas acompanham o canal da especialista em sexualidade Cátia Damasceno no YouTube. Há 15 anos, ela se propõe a debater os mais diversos temas que envolvem sexo e relacionamento sem preconceitos e com muita naturalidade.
No ano passado, lançou o livro Bem Resolvida, em que aborda assuntos como pompoarismo e autoestima feminina. Na TV, Cátia já comandou o quadro Coisas do Coração no programa Se Joga, da TV Globo. Para ela, uma mulher que conhece bem seu corpo e sua sexualidade é muito mais confiante - não apenas na cama, mas na vida.
Acidez Feminina, de Taty Ferreira
Há mais de uma década, a mineira Taty Ferreira começou a produzir conteúdo na internet sobre tudo o que envolve o universo feminino. No canal Acidez Feminina, acumula mais de 1,7 milhões de seguidores ao falar, sem papas na língua, sobre questões que envolvem namoro, casamento, autoestima e, claro, sexualidade.
Em um de seus vídeos, por exemplo, compartilha dicas com a mulherada que tem dificuldade de falar sobre o que gosta na hora H. Em outro, abre o jogo sobre o que muda na cama com o passar dos anos. Além de youtuber, Taty também é escritora: já lançou os livros Manual da Mulher Bem Resolvida, em 2015, e Doces Dias Ácidos, em 2017.
Aline Castelo Branco
Jornalista, palestrante, sexóloga e mais: foi para trazer força e conhecimento para as mulheres que Aline Castelo Branco criou o seu canal do YouTube, que acumula mais de 850 mil inscritos. Em seus vídeos, a sexóloga responde a questões das leitoras em lives especiais e dá dicas para melhorar sua vida sexual.
Criadora do instituto de desenvolvimento humano e sexualidade Women’s Inspiration, Aline ministra palestras e workshops sobre empoderamento feminino no Brasil e em Portugal. Já lançou, também, um curso sobre sexo oral - e foi convidada a falar sobre o tema no programa de Jô Soares, na TV Globo.