Ao participar de uma live no Instagram da editora Globo Livros na segunda-feira (21), Xuxa discorreu sobre um dos pontos explorados em sua biografia, Memórias, lançada semana passada: sua opção por aderir ao veganismo - e afirmou que a vida sexual com o marido, o cantor Junno Andrade, melhorou depois da mudança.
— Se era bom, agora a gente entrou no paraíso, porque o negócio é muito bom — disse ela.— Vamos falar claro com as pessoas: tudo melhora. Eu já tinha muita vitalidade, dobrou. Três, quatro horas (da manhã) e a gente querendo. (...) Mas é que tudo melhora. A gente acabou de fazer exame de sangue agora e está tudo muito bom, os hormônios melhores... Não é à toa que triatletas estão virando veganos, o Arnold Schwarzenegger...
Mas será que cessar o consumo de proteína animal da alimentação de fato melhora a vida sexual, como afirmou a apresentadora?
A nutricionista e educadora física Raquel Lupion, colunista de Donna, explica que a alimentação vegetariana, por ser rica em antioxidantes, fibras, vitaminas, minerais e compostos anti-inflamatórios, promove uma melhora no bem-estar geral do organismo e no humor, o que pode propiciar uma melhora na qualidade de vida e na disposição para momentos íntimos.
A vegana, em específico, também promove uma melhora do fluxo sanguíneo, diz Raquel, o que pode trazer benefícios para o sexo, já que aumenta a circulação nos órgãos sexuais e melhora a lubrificação natural nas mulheres.
— Essa melhora acontece por causa dos fitoquímicos presentes nos vegetais, potentes antioxidantes e anti-inflamatórios, como os nitratos, que promovem vasodilatação — explica.
O consumo de tofu também pode aumentar a produção de hormônios relacionados à atividade sexual, aponta a nutricionista. Isso porque o alimento é rico em fitoestrógeno, uma substância que se assemelha ao hormônio sexual estrogênio.
Além disso, vitaminas e minerais são cofatores enzimáticos - ou seja, o consumo em boas quantidades é fundamental para a produção de todas as substâncias no nosso organismo. Mas isso quer dizer que uma pessoa que não é vegana porém consome em grandes quantidades vitaminas, minerais, tofu e vegetais vai obter o mesmo efeito no organismo?
— Não, porque não existem estudos que avaliaram isso dessa forma. Às vezes, uma afirmação pode ser lógica, mas não fisiológica — responde a profissional.
Já para a ginecologista e sexóloga Jaqueline Brendler, não existe nenhum respaldo científico que comprove que a alimentação vegana melhore a vida sexual. A profissional lembra, no entanto, que quando estamos emocionalmente e fisicamente saudáveis, a tendência é que a vida sexual também melhore - e é o que pode estar acontecendo com Xuxa.
— Não existe nenhum motivo para a vida sexual não ficar melhor se tudo que está junto com a pessoa - o ambiente, as amizades - está indo muito bem. Talvez a Xuxa esteja em uma ótima fase da vida dela. Ela está atribuindo isso à dieta, mas não tem nada científico que prove que a alimentação vegana melhore o desempenho sexual. É que qualquer tipo de alimentação que melhorar a saúde física vai deixar a pessoa mais disposta a tudo. A trabalhar, a ter vida social e, inclusive, a ter vida sexual — pontua.