A Substância, filme estrelado por Demi Moore e dirigido por Coralie Fargeat, estreou no Brasil em setembro e segue movimentando uma série de reflexões, tornando-se uma das produções mais comentadas do ano.
Caracterizada como um "body horror" (terror corporal), a trama tem chamado atenção por abordar temas como envelhecimento, pressões estéticas e padrões de beleza. Isso porque, para reconquistar seu espaço em Hollywood, a protagonista se submete a um experimento arriscado para criar uma versão mais jovem e perfeita de si mesma.
Apesar da atualidade em torno do assunto abordado no longa-metragem, a criação de imposições às mulheres e seus corpos é uma problemática antiga. A seguir, confira outras obras que também abordam pressões estéticas e padrões de beleza nas narrativas.
Pequena Miss Sunshine (2006)
O filme Pequena Miss Sunshine (2006) acompanha uma família que decide atravessar os Estados Unidos em uma kombi amarela para que Olive (Abigail Breslin), a filha caçula de sete anos, participe de um concurso de beleza para pré-adolescentes.
A menina é apaixonada por concursos, apesar de se diferenciar das demais concorrentes. Ao longo da trama, a produção reflete sobre como os padrões de beleza são impostos desde a infância e capazes de afetar as crianças desde cedo.
Atualmente, o longa-metragem está disponível no catálogo do Star+.
Sexy por Acidente (2018)
A comédia Sexy por Acidente (2018) narra a trajetória da personagem Renne (Amy Schumer), que convive com inseguranças em relação ao próprio corpo. Em determinado momento, durante uma aula de spinning, ela cai, bate a cabeça e, quando acorda, acredita ter o físico que sempre sonhou. Assim, ela começa uma fase cheia de confiança, sem medo de seguir seus desejos e fazer o que quer.
O filme busca mostrar o quanto as cobranças excessivas em busca de determinados padrões de beleza interferem na percepção que a mulher tem sobre si mesma e, consequentemente, na sua autoestima.
Sexy por Acidente (2018) está disponível na Netflix.
Dumplin' (2018)
Dumplin' (2018) conta a história de Willowdean Dickson (Danielle Macdonald), uma jovem gorda confiante sobre o próprio corpo. Sua aparência, no entanto, afeta profundamente o relacionamento que tem com a mãe, a ex-miss Rosie (Jennifer Aniston).
O cotidiano da protagonista muda quando ela decide se inscrever, com outras três amigas, no concurso de beleza da cidade onde mora — o mesmo em que Rosie venceu em 1991.
O longa-metragem é uma produção original da Netflix e está no catálogo da plataforma de streaming.
Linda de Morrer (2015)
Na produção brasileira Linda de Morrer (2015), a cirurgiã plástica Paula (Glória Pires) aplica em si mesma uma fórmula experimental para eliminar celulites, mas acaba morrendo como efeito colateral. Com a ajuda do amigo médium Daniel (Emilio Dantas) e da filha Alice (Antônia Morais), ela retorna à Terra para evitar que seu sócio ganancioso Francis (Ângelo Paes Leme) coloque o produto no mercado, lucrando às custas de possíveis vítimas.
Atualmente, Linda de Morrer não está disponível nas plataformas de streaming.
Felicidade por Um Fio (2018)
Assim como o corpo, o cabelo das mulheres também é alvo de pressões estéticas por parte da sociedade. A comédia romântica Felicidade por Um Fio (2018) conta a história de Violet Jones (Sanaa Lathan), que desde pequena é ensinada a manter a perfeição. Essa busca é demonstrada nos cuidados que a personagem mantém com o próprio cabelo, com uma rotina de alisamento todas as manhãs.
Após uma desilusão amorosa e uma noite de bebedeira com as amigas, ela decide raspar completamente os fios e assumir os cacheados, entrando em um processo de transição e autoaceitação.
Felicidade por Um Fio está na lista de filmes da Netflix.
Corpo Perfeito (1997)
Inspirado em uma história real, Corpo Perfeito (1997) narra a história da ginasta Andie Bradley (Amy Jo Johnson), que tem o grande sonho de disputar as Olimpíadas. Quando ela conquista a oportunidade de treinar com um dos técnicos mais reconhecidos dos Estados Unidos, logo aceita.
Mas, no momento em que chega ao ginásio, a atleta é zombada pelo treinador por conta do seu físico e sente-se pressionada a perder peso para atingir melhores resultados. A situação a faz desenvolver bulimia e anorexia, levantando debates sobre pressão estética e transtornos alimentares.
Corpo Perfeito não está disponível nas plataformas de streaming.
A Morte Lhe Cai Bem (1992)
A comédia satírica fantástica A Morte Lhe Cai Bem (1992) tem as personagens Medaline (Meryl Streep) e Helen (Goldie Hawn), já na casa dos 40 anos de idade, como rivais que disputam as afeições do famoso cirurgião plástico Ernest (Bruce Willis). Na disputa pela atenção do mesmo homem, elas bebem uma poção mágica que promete beleza e juventude eterna, mas que acaba proporcionando efeitos colaterais inimagináveis.
A Morte Lhe Cai Bem (1992) está disponível no catálogo do Apple TV e para aluguel no Prime Video e no Globoplay.