Mudanças no regulamento do Miss Universo provocaram uma série de alterações nas franquias nacionais do concurso nos últimos anos. A mais recente delas foi em novembro do ano passado, quando a organização afirmou, por meio de nota, que iria retirar o limite de idade entre as competidoras, antes obrigatório pelas diretrizes. A nova regra passou a valer em concursos de todo o mundo em 2024.
A decisão permitiu que a candidata Lulu Oliveira, representante do Mato Grosso do Sul, pudesse participar do Miss Universe Brasil, que irá coroar a grande vencedora na noite desta quinta-feira (19), em São Paulo. Aos 41 anos, ela também é mãe de gêmeas.
A seguir, relembre as principais mudanças nas regras do concurso.
As mudanças nas regras do Miss Brasil
Mulheres trans
Em 2012, a instituição passou a permitir que mulheres transgêneros participassem de todas as etapas do concurso, seja mundial, nacional, estadual e municipal.
A primeira miss a se classificar foi Angela Ponce, modelo representante da Espanha, em 2018. A edição do ano passado contou com duas mulheres trans: Rikkie Valerie Kollé, da Holanda, e Marina Machete, de Portugal.
Casadas, divorciadas, mães e grávidas
Em 2022, a empresária tailandesa trans Anne Jakapong Jakrajutatip comprou por US$ 20 milhões a empresa organizadora do Miss Universo. No mesmo ano, o concurso ainda estabeleceu que mulheres casadas, divorciadas, grávidas e mães poderiam estar na competição. A regra passou a vigorar no ano seguinte. Antes, apenas mulheres solteiras e que não tivessem filhos tinham permissão para participar.
Fim do limite de idade
Em 2023, a organização do concurso aboliu a regra que aceitava apenas mulheres de 18 a 28 anos na disputa. Agora, mulheres de qualquer lugar do mundo, acima dos 18 anos, podem participar. A mudança foi aplicada a todos as competições da franquia e associados.
As concorrentes de 2024
Das 27 candidatas da etapa nacional deste ano, algumas só tiveram a chance de se inscrever em razão das mudanças nas diretrizes. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, oito são mães. Além disso, 13 delas têm mais de 28 anos, e quatro são casadas.
Lulu de Oliveira é a concorrente mais velha, com 41 anos. Já a candidata de Rondônia, Renata Dantas, tem 37 anos, tem dois filhos e é casada. As representantes do Pará, Kissia Oliveira, e do Paraná, Taynara Gargantini, também seriam barradas pelo limite de idade em competições anteriores, já que estão com 35 e 34 anos, respectivamente.