A primeira novo-hamburguense a ganhar o Miss Universe Rio Grande do Sul pode elevar o feito a nível nacional e ser coroada Miss Universe Brasil. Esse é o propósito da gaúcha Eduarda Dallagnol, 25 anos, uma das 27 candidatas do concurso, que terá a grande final realizada nesta quinta-feira (19), em São Paulo.
Eduarda entrou para o confinamento no dia 14 de setembro, em um hotel da capital paulista, onde deu início às etapas preliminares ao lado das demais representantes dos Estados brasileiros. Embora saiba o peso da coroa em disputa, ela afirma que quer aproveitar para se divertir.
— Temos que ter em mente que é uma competição, mas ao mesmo tempo temos que ser livres para nos divertir, porque é um momento muito único nas nossas vidas. Eu estou com uma expectativa muito alta, mas principalmente para conhecer as outras meninas, fazer amizades e conhecer um pouco de cada cultura do Brasil — declara a gaúcha.
Miss RS vai falar sobre a força do Estado e agradecer pela solidariedade
Outro desejo de Eduarda para o Miss Universe Brasil é utilizar o espaço e a visibilidade do concurso para manifestar gratidão àqueles que se solidarizaram com o Rio Grande do Sul diante das consequências provocadas pelas enchentes de maio.
— Eu vou apresentar, principalmente, um agradecimento a todo o Brasil. Eu vi como o país foi solidário com o meu Estado e quero ter a oportunidade de talvez até, se eu conseguir, no palco do Miss Universe Brasil, agradecer a cada representante de cada Estado que se uniu para ajudar o Rio Grande do Sul. Foi muito bonito ver que os brasileiros, quando se unem em torno de um propósito, conseguem atingir (um objetivo) — aponta.
Para o traje típico, ela promete expressar a força do gaúcho. Já no traje de gala, Eduarda afirma que está preparando uma homenagem para uma Miss Brasil.
— Sou uma mulher muito decidida e sempre deixei muito claro para a minha coordenação, logo após a minha vitória, que gostaria de dar a palavra final nas escolhas. O meu traje típico é uma homenagem ao Rio Grande do Sul, considerando tudo o que passamos e o que ainda estamos passando. O meu traje de gala é inspirado em uma Miss Brasil que eu admiro muito. É isso que eu posso contar — adianta Eduarda.
As preparações para o Miss Universe Brasil
A preparação para um concurso de beleza como o Miss Universe Brasil envolve uma intensa rotina de cuidados com o bem-estar e com a estética, de aprimoramento de habilidades como oratória, inglês e passarela, além de uma atenção especial à saúde mental.
No caso de Eduarda, não seria diferente. Formada em Artes Cênicas e estudante de Direito, ela iniciou a carreira de modelo aos 14 e conta que vem se preparando há anos, porque "sempre soube que participaria do concurso". Contudo, desde que se tornou Miss Rio Grande do Sul, no dia 12 de agosto, o cuidado foi multiplicado.
Caso seja escolhida, ela irá representar o Brasil na etapa global, programada para ser realizada no final do ano, no México. Além disso, a jovem terá a responsabilidade adicional de tentar dar continuidade ao legado da gaúcha de Rio Grande Maria Brechane, que foi coroada Miss Brasil em 2023.
— O Miss Universe celebra a feminilidade e é isso que eu também quero representar. Eu sempre assisti ao Miss Universe, eu via aquelas mulheres desfilando, pegando o microfone e falando, e finalmente o meu dia está chegando. Eu quero levar a minha autenticidade. Quero ser lembrada como a Eduarda, uma mulher verdadeira, decidida e caridosa — finaliza.
Antes conhecido como Miss Universo Brasil, o concurso passou a se chamar Miss Universe Brasil neste ano, por uma decisão da coordenação do evento.
*Produção: Carolina Dill