Correção: a final da etapa do Rio Grande do Sul do Miss Grand ocorreu no dia 24 de junho, e não no dia 6 de julho, e a do Miss Grand Brasil será realizada em 8 de agosto, e não no dia 29 de agosto, como foi publicado entre às 10h42min de 10 de junho de 2024 e às 13h58min de 25 de junho de 2024. O texto já foi corrigido.
Uma nova temporada de concursos de beleza se aproxima. As organizações do Miss Universo, Miss Mundo, Miss Grand International, Miss Supranational e Mister Supranational, considerados o "grand slam" das competições femininas e masculinas, preparam-se para dar seguimento às etapas de seleção regionais, estaduais, nacionais, até chegar à fase global.
A seguir, confira o que se sabe sobre datas, locais de realização e quem são os representantes do Rio Grande do Sul e do Brasil escolhidos até o momento para as competições de Miss e Mister.
Miss Mundo
A 63ª edição do Miss Mundo Brasil será realizada em 3 de setembro, no munícipio de Machadinho, no Rio Grande do Sul.
Em 6 de maio, a organização do concurso anunciou o adiamento da etapa nacional. Após a finalização das seleções regionais, o concurso estava previsto para ocorrer entre 26 e 30 de maio. Contudo, em razão da enchente que assolou o RS, uma nova data precisou ser definida.
Duas gaúchas foram selecionadas para a disputa. A modelo e engenheira civil Emily Sari, natural de Santa Maria, irá representar a região do Pampa Gaúcho. Já a modelo Gabrieli Cortese, de Santiago, irá representar o Rio Grande do Sul.
A vencedora irá para a fase global da 72ª edição do Miss Mundo, anos 2024 e 2025, que não teve dia e local revelados até o momento.
Miss Universo
No dia 10 de agosto, jurados especializados irão escolher a representante do Rio Grande do Sul para o Miss Universo Brasil. Já a coroação da fase nacional está prevista para ocorrer em 19 de setembro, em São Paulo.
Recentemente, o empresário Gerson Antonelli assumiu a coordenação do Miss Universo Brasil e, desde então, as diretoriais estaduais vêm passando por reformulações. Parte dos dirigentes, incluindo Bebeto Azevedo, do Rio Grande do Sul, realizaram uma renúncia conjunta de suas funções por serem contrários à nova gestão, o que gerou um clima de incertezas em torno da competição. Contudo, novas equipes estão sendo organizadas. O comando estadual gaúcho foi assumido pelo jornalista Paulo Linhares.
A etapa global do Miss Universo está programada para ser realizada no final do ano, no México, em data a ser definida.
Miss Grand
No Brasil, o missólogo Evandro Hazzy assumiu a coordenação do Miss Grand Brasil e organizou novas gestões pelos Estados.
A final da etapa do Rio Grande do Sul está agendada para ocorrer em 24 de junho, mas o local ainda não foi divulgado. A representante do Estado irá para a disputa nacional, o Miss Grand Brasil, que ocorre em 8 de agosto, em São Paulo.
Aquela que levar a vitória para o país irá se unir às demais detentoras das coroas no Miss Grand International, previsto para 25 de outubro, em Myanmar, no sudeste asiático.
Miss Supranational
Após a coroação da mineira Isadora Murta como representante do Brasil no Miss Supranational, em dezembro do ano passado, a modelo se prepara para a competição mundial. A fase final ocorre em 6 de julho, na Polônia.
Mister Supranational
O porto-alegrense Matheus Maia, representante do Rio Grande do Sul, foi o grande vencedor do Mister Brasil, realizado em abril. Agora, o modelo e personal trainer irá encarar a etapa global, o Mister Supranational. A final ocorrem em 4 de julho, também na Polônia.