Matheus Maia, 26 anos, costuma dizer que "caiu de paraquedas no mundo da beleza". Pouco menos de seis meses desde o começo de sua trajetória enquanto modelo profissional, o gaúcho de Porto Alegre superou outros 23 candidatos e venceu o título de Mister Brasil CNB 2024 no último sábado (6), em Tramandái, no Litoral Norte. Agora, ele se prepara para encarar a competição internacional, o Mister Supranational 2024, que ocorre em julho, na Polônia.
— As minhas expectativas são as melhores. Eu fico pensando comigo mesmo: eu fui para o concurso do Rio Grande do Sul, e eu ganhei no Rio Grande do Sul. Eu fui para o do Brasil, e ganhei o Mister Brasil, por que não posso conquistar o Supranational? Terão vários candidatos e apenas um vai vencer, por que esse um não pode ser eu? — reflete.
Matheus é formado em educação física e, atualmente, divide a rotina entre as profissões de personal trainer e modelo. Quando mais jovem, chegou a trabalhar como garçom ao lado do seu irmão gêmeo, Pedro. Na época, o grupo do qual ele fazia parte foi convidado para realizar um desfile para divulgar uma marca de alfaiataria. Foi nessa ocasião que ele conheceu um fotógrafo, que, mais tarde, lhe propôs um ensaio de fotos.
— A partir desse ensaio, o Marcelo (Soes), que é o coordenador do concurso aqui do Rio Grande do Sul, me viu nas fotos, gostou do meu perfil e falou que eu tinha potencial para participar do Mister Rio Grande do Sul. De primeira, eu vi que era uma oportunidade para fazer algo diferente do que fiz sempre na minha vida. Eu gosto de coisas novas e vi ali uma possibilidade para crescer como pessoa — declara.
Com uma rotina de autocuidado que envolve meditação, prática de exercícios físicos, alimentação saudável e leitura regular, o preparo para as competições exigiu que ele desenvolvesse habilidades relacionadas à comunicação, além de aprender a se portar nos palcos.
Após vencer o Mister Rio Grande do Sul e o Mister Brasil, Matheus garante que na preparação para o Supranational vai intensificar os estudos de conhecimentos gerais, aprimorar o inglês e praticar técnicas de oratória.
— Como Mister, nós não deixamos de atuar em nossas profissões. Eu tive que lidar com o mundo Mister, tive que lidar com a minha vida de personal trainer e com a minha nova vida de modelo. Eu dei o máximo que pude — destaca.
Unindo as duas profissões com um único objetivo
Ex-atleta de Kickboxing, Matheus conta que desde que começou a participar das competições, aos 15 anos, passou a entender a importância de fortalecer a virtude da coragem para superar os obstáculos. Com a visibilidade que o título de Mister Brasil lhe oferece, ele quer inspirar outras pessoas e passar essa mensagem adiante:
— Sem coragem nós não temos como alcançar os nossos objetivos. O ser humano é inerentemente medroso, mas quando estamos de frente para o medo nós temos duas opções: ou fugimos, ou lutamos. Desde o início, eu entendi isso. Entendi que a maior competição não era contra a pessoa do outro lado do ringue, a maior competição era comigo mesmo.
O gaúcho busca difundir sua percepção a respeito do esporte como uma ferramenta para além da saúde e do entretenimento, mas de educação.
— O esporte muda como encaramos as adversidades. Aprendemos a ser mais resilientes, a ter disciplina. Entendemos que tudo que é conquistado, quando dadas as mesmas possibilidades e circunstâncias, é a base do mérito. Se tu não fizeres, infelizmente, ninguém vai fazer por ti. Esse é um dos meus compromissos enquanto Mister Brasil: passar o quanto é importante o esporte para a sociedade.
Um de seus projetos em andamento é o "Jovens na Terceira Idade", em que ele e a mãe, Juliana Andrada, realizam encontros quinzenais com um grupo de idosos para desenvolver dinâmicas e atividades lúdicas, para trabalhar aspectos físicos e manter a saúde mental.
"Homem mais bonito do Brasil"
Com o título de "homem mais bonito do Brasil" e a possibilidade de ser considerado o "homem mais bonito do mundo", o gaúcho afirma que o concurso vai além da beleza e serve como uma ferramenta de inspiração e de responsabilidades:
— Nós não estamos exatamente falando sobre o "homem mais bonito do Brasil", mas de uma pessoa completa.
Matheus Maia é o quarto representante do Rio Grande do Sul a vencer a competição nacional. O ex-BBB Jonas Sulzbach (2010), Willian Rech (2012) e Reinaldo Dalcin (2013) também já ocuparam esse posto anteriormente.
Na disputa deste ano, ele pleiteou o primeiro lugar com o também gaúcho Luiz Mascarenhas, representante da Colônia Italiana (RS) — diferente das competições femininas, o Mister Brasil abrange representantes de estados, ilhas e regiões turísticas ou econômicas do Brasil.
*Produção: Carolina Dill