De volta ao Brasil há uma semana, após representar o país na disputa pela coroa do Miss Universo, a gaúcha Maria Brechane, 19 anos, concedeu entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, na manhã desta quarta-feira (29). A Miss Brasil falou sobre os desafios que acompanham o título, os preparativos para a disputa internacional e como percebe o atual momento dos concursos de beleza.
A conversa iniciou com uma reflexão de Maria a respeito do papel social que uma miss carrega, pensando sobre o título para além do aspecto físico e corporal:
— Hoje, dentro dos concursos, fala-se sobre beleza com propósito. Então, o que é belo? Precisamos conversar muito sobre isso, porque a beleza vem de diversas maneiras. E ser miss é um conjunto de fatores: tem questões filantrópicas, sociais, intelectuais. Uma miss trabalha como uma diplomata fora do seu país.
Maria também destaca que os concursos de beleza têm feito movimentos de se abrirem para a diversidade. Pensando no Miss Universo, a edição deste ano contou com a presença de mulheres trans, mães e uma mulher plus size. Outra novidade é que, a partir de 2024, não será mais válido o limite de idade. Até então, participavam da disputa candidatas de até 28 anos.
— O problema, por um tempo, foi que a sociedade evoluiu muito e o concurso parou. Então, eles abriram a mente e que bom que abriram, para que todas possam participar e se sentirem representadas. Coisa boa olhar para a TV ou rede social e saber que a Miss Universo é parecida com você. Você se sente pertencente — completa ela.
Ao falar sobre os bastidores da vida de miss, ela explicou que a preparação para o Miss Brasil foi de dois anos. E ao ser coroada como a representante do país para a disputa interacional, mudou-se para São Paulo e passou por uma rotina intensa.
Por quatro meses, Maria realizou diariamente uma série de compromissos ligados ao título que carrega. Em paralelo aos trabalhos sociais que já fazia, estudou oratória em português e inglês, teve aulas de libras e diversas formações específicas para o concurso.
Temas como padrões de beleza, como a sociedade lida com as redes sociais e a importância dos estudos também foram abordados com a Miss Brasil na conversa, ouça na íntegra abaixo.