O Miss Universo Brasil terá em 2023 uma final histórica. Pela primeira vez, uma candidata casada e mãe disputará a coroa. Trata-se da modelo e cantora Renata Guerra Otoni, 27 anos, que foi a grande vencedora do Miss Universo Goiás 2023, no último domingo (7).
— Que momento indescritível e histórico. A primeira mamãe no Miss Universo Brasil e também Miss Universo Goiás. É muito especial poder representar todas as mulheres goianas e mães do Brasil. Muito obrigada Goiás, todos que estavam presentes e que torceram por mim — disse ela ao colunista Fábio Luís de Paula da Folha de S.Paulo.
Renata é natural de Anápolis, Goiás, e já morou em Londres, na Inglaterra, onde aprendeu a falar inglês. A modelo chegou a participar de concursos de beleza aos 15 anos e sempre teve o sonho de ser Miss Brasil.
Porém, ao dar à luz Samira, sua primeira filha, aos 23, viu este desejo se tornar impossível, já que mães e casadas não poderiam competir. Em agosto do ano passado, porém, tudo mudou, quando a organização do Miss Universo passou a aceitar mulheres de todos os estados civis, assim como grávidas ou com filhos.
— Tive uma gestação inesperada e o que eu mais ouvia era que a nossa vida nunca mais seria a mesma. E, sim, tudo mudou e ganhou um novo sentido. Viver esse momento no mundo miss é uma grande honra, e quero acolher e inspirar todas a viverem o melhor que podemos e merecemos — argumentou, em seu vídeo de apresentação para a fase estadual.
A modelo não só conseguiu participar, como venceu em Goiás. Ao receber a coroa e desfilar com ela pela primeira vez, sua filha Samira, quatro anos, subiu ao palco. Assista ao vídeo:
O Miss Universo Brasil ainda não tem data marcada para ocorrer. Até o momento, há quatro candidatas na lista, incluindo a rio-grandina Maria Eduarda Brechane, 19, representando o Rio Grande do Sul. Nas próximas semanas, outros concursos estaduais vão definir o time de 27 concorrentes.