Os dois anos de preparação para o concurso foram recompensados a Maria Eduarda Brechane, 19 anos, na noite deste sábado (6), com a coroa e a faixa de Miss Universo Rio Grande do Sul. A modelo e estudante de Jornalismo recebeu unanimidade nos votos dos jurados e foi escolhida para representar o Estado no Miss Brasil 2023.
— Se pudesse resumir em uma palavra seria surpresa. Eu tinha grandes expectativas, por ter feito uma preparação muito intensa, mas a questão da unanimidade foi surpreendente — revela, em conversa por telefone com Donna.
Modelo desde os 13 anos e apaixonada pelo universo das misses, ela conta que sempre teve vontade de participar da competição.
— Foi uma preparação física e psicológica. Eu estudei muito a nossa sociedade, entendi todas as deficiências para trabalhar em cima disso — diz.
Natural de Rio Grande, a miss cresceu na beira da praia. Para Maria Eduarda, o mar e a natureza representam parte do que ela é. E também afirma se considerar uma pessoa ativa e enérgica, apaixonada por comunicação e moda.
Ela se descreve como uma pessoa corajosa, que se arrisca em várias frentes. Não à toa, já praticou diferentes esportes e atua em diversas áreas: surfa, joga beach tennis, vôlei, handebol e pratica dança. Além disso, é atriz e artista plástica.
— Nós até estávamos brincando pós-concurso: "O que a Maria não faz? A Maria faz tudo". Porque eu sou muito corajosa de me atrever a fazer as coisas — comenta.
Essa é a primeira vez que uma candidata de Rio Grande vence o Miss Universo Rio Grande do Sul. Dessa forma, a modelo aponta que sua trajetória pode servir de inspiração para outras jovens do Interior.
— É, sim, possível. Se você quiser e se dedicar — reforça.
Maria Eduarda diz entender que é um privilégio conquistar a faixa de Miss Rio Grande do Sul. Sua meta agora é se tornar a 15ª gaúcha coroada no concurso.
— É uma responsabilidade grande, que abraço com muita felicidade. Não serão medidos esforços para dar o melhor no Miss Brasil e representar a beleza, força e determinação da mulher gaúcha, porque é isso que represento. Além de um corpo, represento uma personalidade única e nossa — explica.
Ligada há anos a projetos sociais, pretende seguir com essa pauta como miss. O seu principal objetivo é incentivar a cultura, o esporte e o lazer.
— Isso faz muita diferença e tem um impacto muito grande na vida de toda uma sociedade. Quando você trabalha com essas questões, tem a oportunidade de tirar crianças da rua, inspirá-las a tentarem algo novo — esclarece.
E sua preparação para a etapa nacional já começou. Nesse domingo (7), participou de um brechó solidário e, a partir desta segunda-feira (8), tem na agenda reuniões, entrevistas, sessões de cuidados com corpo, assim como aulas de passarela e oratória.
Ela antecipa que já está pensando no Miss Universo:
— Hoje o meu maior sonho é conquistar o Miss Universo. Dizendo isso, já venho com a ideia do Miss Brasil conquistado.
Com metas e sonhos traçados, Maria trabalha em busca da vitória, tendo recebido incentivo de uma figura ilustre: Ieda Maria Vargas, gaúcha que venceu o Miss Universo 1963.
— Ela conversou muito comigo e disse que acredita em mim no Universo. Isso me encheu de força e expectativas. Se Ieda Maria Vargas disse, quem sou eu para tentar provar o contrário?
O Miss Brasil 2023 ainda não tem data confirmada. A previsão é que a competição ocorra no Rio de Janeiro ou em São Paulo, ainda no primeiro semestre deste ano.
* Produção: Jovana Dullius