Esse é meu último texto do ano para a Zero Hora e GZH. Quem me acompanha aqui sabe que costumo escrever sobre minhas próprias aflições. Gosto de provocar reflexões em mim sobre o que estou vivendo. Compartilhar essas ideias aqui nesse espaço me parece sempre uma boa maneira de manter contato com quem me assiste na TV.
Recebo, sempre às sextas-feiras, muitos e-mails de quem leu os textos aqui publicados. Leio e gosto muito dessa “troca”. Na semana passada fiz uma Oração de fim de ano, um texto com alguns pedidos para 2025. Foi o que mais recebi retorno, por isso decidi refletir ainda mais sobre o tema.
Quando chega essa época em que repensamos o ano que passou e projetamos o próximo, somos invadidos pela vontade de ter realizado mais e, com isso, aumentamos a lista dos pedidos para o ano que vem. Parece que nunca dá tempo de fazer tudo que queremos.
De maneira geral todas as pessoas têm desejos comuns (alguns até banais como perder uns quilinhos): ganhar mais dinheiro, ter saúde, ser feliz, encontrar o amor, ver a família feliz, ser feliz. É interessante projetar tudo isso, mas ao mesmo tempo é injusto se cobrar a ter tudo aquilo que queremos.
A gente não tem ideia do que vamos viver no ano que vem. Eu tive alguns planos adiados em 2024. A enchente desse ano pegou todos nós de surpresa, a economia não anda tão bem quanto se esperava, não consegui começar um outro curso que eu queria ter feito. O que virá em 2025? Que mundo, que país, que cidade nos espera no futuro? Quais desafios vamos ter que enfrentar e como vamos adaptar nossos sonhos a essas variáveis?
É nesse ponto que eu queria chegar: a incerteza do que vem pela frente. O certo é que vão acontecer inúmeras coisas inesperadas. Seremos mais uma vez atropelados pelo acaso. Mas como não desistir dos nossos sonhos diante de tantas dúvidas? Eu vou tentar reduzir o tempo entre um balanço e outro.
Nessa semana fiz uma planilha. Organizei algumas metas e separei para cada objetivo um mês do ano que vem. A cada fim de mês pretendo revisitar esse planejamento. Honestamente não sei se vai funcionar. Mas o motivo de eu estar escrevendo isso aqui é justamente pedir ajuda pra alguém com mais experiência de vida.
Se você tiver alguma dessas respostas ou uma maneira prática de alcançar tudo que queremos, mande um e-mail para mim! O que eu posso garantir é que a gente seguirá se encontrando aqui no novo ano. Feliz 2025 pra gente!