A sul-coreana Mina Sue Choi foi coroada Miss Earth 2022 na manhã desta terça-feira (29), nas Filipinas. A detentora da coroa internacional até então era a belizenha Destiny Wagner, que esteve presente na cerimônia, a primeira a ser realizada presencialmente em três anos.
O Top 4 do concurso ainda contou com Andrea Aguilera, da Colômbia; Nadeen Ayoub, da Palestina; e Sheridan Mortlock, da Austrália.
As quatro candidatas finais tiveram que responder à mesma pergunta: "Qual é a coisa que você deseja corrigir neste mundo e como você a corrigiria?"
— Ser apático. Muitas vezes, confundimos bondade com ser empático, mas ser empático é se colocar no lugar de outra pessoa e, quando se trata de questões climáticas e outras questões neste mundo, é preciso ser empático. Você realmente precisa ver como as outras pessoas percebem este mundo, você precisa entender a dor delas estando no lugar delas — foi a resposta da vencedora da competição.
A representante brasileira Jessica Pedroso, de São Paulo, foi selecionada para o Top 20, mas não ficou entre as oito semifinalistas do concurco. A paulista foi coroada Miss Brasil Terra 2022 em outubro deste ano.
Considerado um dos maiores concursos de beleza do mundo, o Miss Earth tem 22 anos de história e é conhecido por dar luz às causas ambientais. Sua organização é de uma empresa filipina e, por isso, quase sempre é realizado no país asiático. A vencedora costuma promover causas do setor, como o ecoturismo, ao redor do mundo.
O Brasil conquistou a coroa em duas ocasiões: em 2004, com Priscilla Meirelles, e em 2009, com Larissa Ramos, ambas amazonenses.