Foi eleita a nova Miss Universe Rio Grande do Sul. A vencedora da edição de 2024 do concurso de beleza, que teve a grande final realizada neste sábado (10), foi a representante de Novo Hamburgo, Eduarda Dallagnol. Ela, agora, será a candidata do Estado na etapa nacional, que ocorre em São Paulo, no dia 19 de setembro.
Com 25 anos, Eduarda Dallagnol é formada em Artes Cênicas e, atualmente, está finalizando a sua segunda graduação, em Direito. Além da dedicação aos estudos, a jovem tem em seu currículo trabalhos como modelo internacional.
Eduarda foi eleita de maneira unânime pelos jurados presentes, que expressaram a sua escolha em votação aberta. Na noite deste sábado, a nova representante do Rio Grande do Sul já havia ganhado o título de Miss Popularidade, novidade que teve votação realizada pela internet.
Eduarda disputou a final com a Miss Porto Alegre, Júlia Fagundes, que ficou em segundo lugar. Completando o pódio, ficou a representante de Marcelino Ramos, Tainá Layder. Em quarto lugar, figurou Natália da Costa, de Rio Grande. Fechando o Top 5, Júlia Mattos, de Canoas.
Etapas do concurso
Antes da seleção das cinco finalistas, as 12 candidatas desfilaram pelo 300 Cosmo Dining Room, em Porto Alegre, onde o evento foi realizado – a transmissão ocorreu pelo YouTube. Porém, etapas anteriores de avaliação já haviam ocorrido.
As 12 candidatas ao Miss Universe Rio Grande do Sul 2024 estavam, desde quinta-feira (8), confinadas no Hotel Hilton, na Capital. Por lá, foram julgadas pelos jurados em provas de entrevista e desfiles de biquíni e em traje de gala. Trechos dessas etapas foram mostradas em um telão na noite deste sábado.
A partir do resultado dessas avaliações, foram escolhidas as cinco finalistas, que precisaram, ainda, mostrar o seu talento na oratória, explicando os motivos pelos quais elas deveriam ser eleitas, em português e em inglês.
Vai representar o Estado
Eduarda Dallagnol, vencedora da seletiva estadual, representará o Rio Grande do Sul no Miss Universe Brasil, que ocorre em 19 setembro.
A escolhida terá a responsabilidade adicional de tentar dar continuidade ao legado da gaúcha de Rio Grande Maria Brechane, que foi coroada Miss Universe Brasil em 2023.
Antes da final
O início oficial do Miss Universe Rio Grande do Sul foi na quinta-feira (8), primeiro dia de confinamento das 12 candidatas no Hotel Hilton, onde passaram pelos primeiros processos de avaliação dos jurados.
O júri foi composto por: Alina Furtado (Miss RS 2022), Deise Nunes (Miss Brasil 1986), Gabriela Markus (Miss Brasil 2012), Rafaela Zanella (Miss Brasil 2006), os jornalistas Tiago Costa e Lucca Rossi, a artista visual Milena Julianno, a fisioterapeuta Karina Garcia, o mestre em comunicação Fabrício Vargas, as empresárias Cecília Abed e Suellen Ribeiro, o cirurgião plástico Guilherme Larsen e a dentista Marina Amarante.
Na sexta-feira (9), as candidatas participaram de ações e encontros com personalidades, como o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Para encerrar o dia, fizeram um jantar de confraternização entre as misses, no qual jogaram amigo secreto.
Na grande final deste sábado, os mesmos jurados participaram da decisão em um evento para familiares, imprensa e convidados.
Premiação
A vencedora Eduarda recebeu um look exclusivo em couro da marca Suelen Ribeiro, uma viagem para Paris com voo e hotel pagos pela Tia Iara Turismo, uma joia da Cecília Masoud Joias, a faixa, a coroa e o passaporte para disputar o Miss Universe Brasil.
Além disso, a partir de agora, será acompanhada por dermatologista, endocrinologista, dentista, personal trainer, professor de oratória e outros parceiros do concurso durante a preparação para o Miss Universe Brasil.
A decisão, de acordo Paulo Linhares, jornalista, empresário e coordenador estadual do Miss Universe Rio Grande do Sul, em entrevista prévia com Donna, levou em consideração o pouco tempo para a disputa nacional:
— O Miss Universe Brasil está marcado para 19 de setembro. É pouco tempo, por isso vamos ter que escolher uma miss que já esteja bastante apta, praticamente pronta, com poucos ajustes a serem feitos.
Miss Universe Brasil
O Miss Universe Brasil está em festa em 2024, já que completa 70 anos desde sua primeira edição, em 1954, quando coroou a baiana Martha Rocha.
A edição atual ocorre em São Paulo, de 14 a 19 de setembro, período em que 27 misses representantes dos Estados brasileiros e do Distrito Federal ficarão confinadas até a final. A Miss Universe Sheynnis Palacios, da Nicarágua, estará junto delas durante todo o confinamento.
Antes conhecido como Miss Universo Brasil, o concurso passou a se chamar Miss Universe Brasil neste ano, por uma decisão da coordenação do evento.