Começa, nesta quarta-feira (15), a disputa pela coroa d0 Miss Universo 2023 em El Salvador. A gaúcha Maria Brechane, 19, é a representante do Brasil no evento. À noite, a jovem de Rio Grande passará uma etapa preliminar do concurso e, para a ocasião, usará um vestido produzido sob medida pela estilista gaúcha Daniela Setogutti.
Mas a participação do Estado nos modelitos não acaba por aí. No sábado (18), dia da grande final da disputa, Maria Brechane também vestirá uma peça de Daniela quando desfilar com o tradicional traje de gala da competição. Sobre esse modelo, no entanto, ainda não foram divulgados maiores detalhes.
"Deusa do Sol"
Para o vestido desta quarta, a cor escolhida foi a amarela. A peça, feita com mais de 30 metros de seda e bordada com cristais Swarovski, foi apelidada de "Deusa do Sol".
— Nosso atelier sempre trabalhou com o famoso storytelling. Dessa forma, na etapa preliminar, começaremos a contar uma história que será finalizada apenas na grande final do Miss Universo — conta Daniela.
— O vestido é inteiramente amarelo, que remete ao sol e é uma cor que fez Maria brilhar. Nas primeiras conversas que tivemos, ela confidenciou o quanto se conecta com o sol, enfatizou que a praia tem um papel muito importante em sua vida e serve para energizá-la. Então para o Miss Brasil, criamos o vestido "Deusa das Águas" para representar a água, e agora finalizamos esse ciclo homenageando o sol — acrescenta.
A parceria entre a designer de moda e os concursos de beleza é de longa data. Em seu atelier em Novo Hamburgo, Daniela estima já ter trabalhado com mais de 50 misses e afirma que essas oportunidades impulsionam o crescimento de sua grife. Um dos modelos que criou para uma participante do Miss Rio Grande do Sul em 2018, por exemplo, já foi locado mais de 100 vezes.
— Ver Maria usando a peça "Deusa do Sol" será a coroação de um trabalho feito com muita dedicação e amor — finaliza a estilista.
Nos últimos anos de Miss Universo, as modelos Mia Mamede (2022) e Teresa Santos (2021) não chegaram ao primeiro corte para o Top 20 da competição. Já em 2020, a também gaúcha Julia Gama bateu na trave e conquistou o segundo lugar do concurso mundial.
Em 2023, se Maria Brechane levar a coroa para casa, encerrará um período de 55 anos sem brasileiras vencedoras do concurso. A última vez que o país ganhou o Miss Universo foi em 1968, com a baiana Martha Vasconcellos.
Onde assistir ao Miss Universo
A primeira etapa do evento ocorre nesta quarta (15), às 22h. Para assistir, é preciso baixar o aplicativo Miss Universe e pagar US$ 5 (cerca de R$ 30).
Já a final do 72º Miss Universo será realizada no sábado (18). A entrega da coroa será transmitida no YouTube, no canal oficial do Miss Universo, gratuitamente, às 22h, no horário de Brasília.
Produção: Victoria Armando