A final do Miss Universe Brasil 2024 será realizada nesta quinta-feira (19) no Teatro Gamaro, em São Paulo. O concurso de beleza vai nomear a representante brasileira entre 27 candidatas para disputar a etapa mundial.
Nesta quarta (18), elas passam pela etapa preliminar com desfile de traje de banho e de gala.
Miss Brasil 2024 prioriza inclusão
A edição de 2024 do concurso é marcado por "primeiras vezes", já que tem o maior número de candidatas com filhos, casadas e com mais de 28 anos. Isso só foi possível em razão das mudanças estabelecidas nas regras do concurso internacional. Em novembro do ano passado, um novo regulamento pôs fim ao limite de idade para as participantes.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, oito das candidatas são mães, representando o recorde de 29,6% das participantes. Além disso, 13 delas têm mais de 28 anos, o equivalente a 48% do elenco, e quatro das misses são casadas.
A candidata do Mato Grosso do Sul, Lulu Oliveira, de 41 anos, é a representante mais velha na disputa pela coroa. É seguida por Renata Dantas, 37, de Rondônia; Kissia Oliveira, 35, do Pará; e Taynara Gargantini, 34, do Paraná.
Em 2023, a representante do Rio Grande do Sul, Maria Eduarda Brechane, foi a vencedora do Miss Brasil. Nesse ano, a novo-hamburguense Eduarda Dallagnol representa o povo gaúcho na competição.
Desistências e substituições
Poucos dias antes do concurso, duas misses anunciaram suas desistências da etapa nacional. Lauanda Brito, agora ex-Miss Universe Amapá, usou as redes sociais para acusar a organização regional de ter se pronunciado negativamente sobre seu corpo.
Na publicação, a assistente social também relatou ter sofrido assédio por parte de possíveis patrocinadores fora da organização oficial do evento. Ao Splash, a coordenação da ex-miss refutou as declarações e disse estar tomando as medidas jurídicas necessárias para apurar o ocorrido.
Já a ex-Miss Universe Rondônia Angel Poncio disse ter desistido por estar sofrendo ameaças. Em entrevista ao Splash, ela contou que mora no Exterior e precisaria voltar ao Brasil para participar do concurso de beleza. Angel citou um relacionamento abusivo anterior e o suposto comportamento de algumas torcidas.
Além de não participarem da etapa nacional, ambas ex-misses renunciaram a seus títulos estaduais e foram substituídas por Joana Flexa (Amapá) e Renata Dantas (Rondônia).
Quem são as candidatas do Miss Brasil 2024
São 27 misses que vão disputar a coroa da etapa nacional do concurso de beleza.
A vencedora concorrerá ao título de Miss Universo na Cidade do México, em 16 de novembro. A 73ª edição do mundial deve bater a marca de mais de 100 candidatas.
- Acre – Laryssa Costa
- Alagoas – Gabriele Marinho
- Amapá – Joana Flexa
- Amazonas – Ana Sarah Barreto
- Bahia – Daniela Ataides
- Ceará – Kellen Alves
- Distrito Federal – Suamy Goulart
- Espírito Santo – Letícia Galvão
- Goiás – Lara Borges
- Maranhão – Ane Caroline Diniz
- Mato Grosso – Calita Franciele
- Mato Grosso do Sul – Lulu Oliveira
- Minas Gerais – Tatiana Gonçalves
- Pará – Kissia Oliveira
- Paraíba – Ana Kezya Alves
- Paraná – Taynara Gargantini
- Pernambuco – Luana Cavalcante
- Piauí – Gabriela Pessoa
- Rio de Janeiro – Maria Fabiana Mata
- Rio Grande do Norte – Rita Leão
- Rio Grande do Sul – Eduarda Dallagnol
- Rondônia – Renata Dantas
- Roraima – Karol Falcão
- Santa Catarina – Carolina Schuler
- São Paulo – Milla Vieira
- Sergipe – Milena Cassiano
- Tocantins – Jackeline Balestra