O ator Tuca Andrada fez críticas à modelo gaúcha Gisele Bündchen após ela pedir, por meio de uma publicação no Instagram, doações para os atingidos pelos incêndios florestais em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A brasileira, que mora nos EUA, escreveu nos stories do Instagram na sexta-feira (10) que está de coração partido com a devastação provocada pelo fogo na região da maior cidade da Califórnia.
"Estou em orações por todos impactados por essa tragédia", começou ela, fazendo apelo no post seguinte: "Vamos ajudar esses heróis da vida real a parar com essa catástrofe. Por favor, ajude da forma que você puder. Eu doei aqui, supportlafd.org".
No sábado (11), Tuca Andrada compartilhou no X a foto de uma matéria em que se lê: "Gisele Bündchen pede doações às vítimas de incêndios na Califórnia", acompanhada da legenda: "Vá à merda! Podem me chamar do que quiserem mas vá à merda".
Após a repercussão, Andrada voltou às redes sociais no domingo (12) para falar sobre o assunto. "Se tem dinheiro pra bancar um genocida, tem dinheiro para socorrer as vítimas de um desastre natural consequente do negacionismo climático", escreveu o ator no X.
"E sim, mando à merda quem vem pedir doação para países ricos que já deixaram outros países na miséria. Sejam modelos, atores ou o que forem", concluiu na postagem.
Incêndios na Califórnia
Milhares de casas já foram destruídas e 24 pessoas morreram em decorrência dos incêndios que atingem Los Angeles desde 7 de janeiro.
Cerca de 150 mil pessoas no Condado de Los Angeles permaneceram sob ordens de evacuação, com mais de 700 moradores se refugiando em nove abrigos, segundo o xerife Robert Luna.
Na manhã de domingo (12), o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia relatou que os incêndios de Palisades, Eaton, Kenneth e Hurst consumiram mais de 160 quilômetros quadrados, uma área maior que a de São Francisco. O incêndio de Palisades estava 11% contido e a contenção do incêndio de Eaton atingiu 27%. Esses dois incêndios foram responsáveis por quase 153 quilômetros quadrados de destruição.