O Miss Universe Brasil, um dos mais tradicionais concursos de beleza da atualidade, está prestes a coroar a sua soberana para a competição mundial. Celebrando os 70 anos da disputa brasileira, essa edição do concurso é marcada por mudanças nas regras e pela chegada de uma nova coordenação.
Nesta quarta-feira (18), as 27 candidatas, representantes dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, cumprem os últimos compromissos preliminares, com os desfiles de traje típico, de gala e de banho. A grande final ocorre na quinta-feira (19), ocasião em que as misses terão a oportunidade de se apresentar novamente e de responder aos últimos questionamentos dos jurados.
Ambas as etapas terão início a partir das 20h, no Teatro Gamaro, em São Paulo, com apresentação da gaúcha Julia Gama, a vice-campeã do Miss Universo 2020.
O público poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal Miss Universe Brasil TV. Além disso, conforme divulgou o CEO Gerson Antonelli em entrevista ao UMiss TV, também será possível assistir a etapa preliminar e a final pelos canais 500 e Like, da NET/Claro TV.
Confinadas desde o dia 14 de setembro em um hotel na capital paulista, as competidoras já realizaram as primeiras entrevistas com os jurados, desfiles, mentorias e um jantar com a Miss Universo 2023, a nicaraguense Sheynnis Palacios, e com a gaúcha Iêda Maria Vargas, primeira brasileira a vencer a edição global em 1963.
As duas também estarão presentes na coroação. O evento contará com apresentação musical da cantora Wanessa Camargo e com a presença de Deise Nunes, a primeira mulher negra a vencer a disputa nacional, em 1986, e de Natália Guimarães, segunda colocada no Miss Universo 2007.
O concurso Miss Universe Brasil é o responsável por levar a vencedora para a celebração internacional, prevista para ocorrer no final do ano, no México.
Sem Maria Brechane
A gaúcha Maria Brechane, Miss Universe Brasil 2023, não vai comparecer à cerimônia desta quinta-feira (19). Em agosto, ela comunicou a decisão e destacou a mudança na coordenação do concurso, assumido neste ano por Gerson Antonelli, após a saída de Marthina Brandt do cargo. Diversas diretorias regionais renunciaram após a entrada de Antonelli.
Na época, a instituição publicou uma nota oficial que criticava a "falta de compromisso" da gaúcha com a competição. A passagem da coroa de uma miss para outra é uma das partes mais tradicionais dos concursos de beleza. Em meio à polêmica, Maria se mudou para Milão, na Itália, para fazer um intercâmbio.
Representante do Rio Grande do Sul
A novo-hamburguense Eduarda Dallagnol, 25 anos, é a representante do Rio Grande do Sul na disputa. Formada em Artes Cênicas e estudante de Direito, ela foi a grande vencedora da etapa estadual, definida em agosto.
Onde assistir ao Miss Brasil 2024?
- A grande final ocorre nesta quinta-feira (19), a partir das 20h, no Teatro Gamaro, em São Paulo.
- O evento será transmitido no canal Miss Universe Brasil TV, no YouTube, e nos canais 500 e Like da NET/Claro TV.