Assim que o nome do ator Arthur Aguiar foi confirmado no elenco do Big Brother Brasil 22, milhares de piadas sobre a vida pessoal do artista tomaram conta das redes sociais. Isso porque, nos últimos dois anos, as polêmicas de seu relacionamento com a coach, empresária e influenciadora digital Mayra Cardi (que agora assina Maíra) vieram a público.
Os dois, que atualmente estão juntos e são pais da pequena Sophia, três anos, protagonizaram uma das separações mais polêmicas de 2020, que envolveu alfinetadas públicas e acusações de traições.
Arthur e Maíra se conheceram em 2017. Quatro meses após o namoro, ficaram noivos e, em dezembro de 2017, a empresária e ex-BBB realizou uma cerimônia surpresa para o ator, que na época estava na novela O Outro Lado do Paraíso. Tudo ia muito bem até maio de 2020, quando anunciaram a separação. Relembre:
Anúncio da separação
No dia 3 de maio de 2020, Maíra usou as redes sociais para comunicar aos fãs o término do casal — em um primeiro momento, de forma amigável.
"Te amo para sempre, mas diferente. As coisas não acabam, as coisas se transformam, nosso amor continuará sendo amor, mas foi transformado em algo diferente. Obrigada por fazer parte de quem sou, me transformando em versões melhores de mim e de nós. Para sempre te amarei", escreveu ela na época.
Em um vídeo de 15 minutos, ela ainda refletiu sobre o término, descrito como "necessário".
— Eu e o Arthur seremos sempre amigos e pais da Sophia, mas não somos mais homem e mulher. Não é com facilidade e alegria que trago essa notícia. Mas é com o coração tranquilo, por ser necessário — afirmou na gravação.
Acusações
Já no dia 26 de junho, Maíra postou mais uma gravação, desta vez contando mais detalhes sobre o casamento.
— Eu vivi um relacionamento abusivo e manipulador, no qual eu era extremamente traída, por muitos anos — afirmou ela.
Ao longo do vídeo, a influencer contou como foi o início da relação com Arthur que, de acordo com ela, estava falido, pois havia investido o dinheiro na carreira musical e não tinha obtido sucesso. Por isso, eles juntaram as contas bancárias e ela assumiu as despesas da casa.
— Fiz de tudo para ele se sentir mais homem. Talvez, para se sentir mais homem, ele tenha me traído tanto. Pode ser. Me responsabilizei pelas traições dele — relatou. — Quando eu menos percebi, eu já havia deixado de ser eu. As pessoas não me reconheciam.
Ela ainda afirmou que Arthur não quis contratar uma babá para ajudar na criação da filha e ela concordou com a decisão, embora não tenha tido ajuda dele.
— Eu criei a nossa filha sozinha, sem ele e sem babá. Eu estourei todos os meus pontos da gravidez porque de madrugada eu tinha que levantar para trocar, dar de mamá, enquanto ele assistia série lá embaixo no sofá. Comecei a me sentir muito largada, muito humilhada — desabafou.
Por fim, revelou ainda que, após superar uma depressão pós-parto e aceitar que ele não iria mudar, decidiu pelo divórcio.
— Fui criando forças para me separar. Foi quando eu fiz aquele vídeo. Joguei logo na internet antes que mudasse de ideia. E perdoei tudo o que ele me fez, tudo que ele me traiu. Sinto muito por todas as famílias que ele destruiu além da minha — disse ela, afirmando que "alguns maridos das mulheres que ficavam com Arthur" chegaram a ligar para ela.
O que ele disse
Em resposta ao vídeo de Maíra, Arthur veio a público para mostrar sua versão dos fatos. Na ocasião, ele afirmou que decidiu se posicionar publicamente porque "não se considera um abusador".
— Não posso me calar e permitir ser destruído moralmente como ser humano em um assunto tão sério, sendo que eu não sou assim. Assumo todos os meus erros como ser humano, mas esse assunto não é uma brincadeira e também pela minha filha eu preciso, de fato, me posicionar.
O cantor e ator admitiu que traiu a esposa, mas ressaltou que se arrependeu de suas atitudes. Além disso, também desmentiu que dependeu financeiramente dela.
— Ela me acusa de traição e ser um abusador. Isso está pegando pra mim. Isso eu não sou! Eu e a Maíra nos conhecemos em 2017, estava saindo de uma depressão profunda e, logo que acabou a novela das seis, decidi investir na música, mas não deu certo. Ela me ajudou muito na época, eu estava mal emocionalmente e financeiramente. Comecei a trabalhar na empresa dela... Posso não ter trabalhado na minha área, mas estava em outra área. Então, estava trabalhando — explicou no vídeo, que mais tarde foi deletado de suas redes sociais.
Arthur explicou a decisão de apagar a gravação dias depois, nos stories do Instagram.
— Não sei mais o que fazer. Já pedi perdão e peço aqui perdão novamente de coração por tudo, mesmo sabendo que isso não vai adiantar nada, que não é suficiente. Me afastei para que eu pudesse pensar em um caminho que eu pudesse seguir. Ela (Maíra) precisa seguir. Não faz o menor sentido. Esse assunto não é e não pode ser o único conteúdo que ela tem para passar porque não é. Ela é uma mulher brilhante e que tem um monte de coisa para falar — disse o ator.
O pronunciamento aconteceu dias depois de Arthur ficar ausente das redes sociais. Ele resolveu desabafar após ver seu nome associado a uma série de traições em outros relacionamentos com diversas mulheres, entre elas as atrizes Alice Wegmann, Giovanna Lancellotti e Bruna Marquezine.
— Amanheci com uma nova matéria, só que desta vez envolvendo outras mulheres e de forma injusta. Não dá mais! Chega deste assunto. Está sendo horrível ver a Maíra passar por isso. Vocês acham que estou orgulhoso e feliz? Não estou. Estou devastado. Mas envolver outras mulheres injustamente, pior ainda. Até quando vamos apontar o dedo e ficar julgando outras pessoas e mulheres? Não é justo. Isso deveria ser um assunto meu e da Maíra. E já não é, virou público. Não tem sentido envolver outras mulheres no meio, que não têm nada a ver com isso. Chega desse massacre, por favor.
Atrizes envolvidas
Alice Wegmann, que teve um relacionamento com o ator em 2012, foi apontada como "amante" dele enquanto o ator ainda namorava com Lua Blanco, que era colega de elenco dele na versão brasileira de Rebelde (Record, 2011-2012). Assim que a polêmica envolvendo Maíra veio à tona, a atriz negou a informação e disse que ele não estava comprometido quando os dois começaram.
"Quando eu fiquei com ele da primeira vez, há oito anos, ele já tinha terminado o namoro com a Lua há algum tempo", afirmou, em seu perfil no Twitter. "De qualquer forma, espero que tudo isso traga sabedoria a todos. E mais proteção às mulheres."
Um dia depois, foi a vez de Bruna Marquezine se manifestar sobre o assunto.
"Não ficamos. Nunca. E eu não vou ficar tentando 'convencer' ninguém porque estou cansada de saber que no fim das contas cada um acredita no que quer", disse a atriz, em seu perfil no Twitter, em resposta a uma publicação do jornalista Leo Dias, que afirmava que a atriz teria ficado com Arthur Aguiar durante as gravações da novela Em Família (2014), da TV Globo.
Também apontada como uma das mulheres que teriam sido traídas por Arthur, a atriz Giovanna Lancellotti se manifestou nas redes sociais.
"Em meio ao caos, perdas e incertezas que atravessam o nosso país, eu realmente não tenho nem energia pra reviver feridas já cicatrizadas há anos. Sigo meus valores com honestidade e coração tranquilo desde sempre. Em todas as minhas relações", escreveu a atriz no Twitter. "Relacionamentos tóxicos existem, precisamos combatê-los e falar sobre eles. Com responsabilidade e empatia. E que o respeito prevaleça sempre em qualquer tipo de relação. O silêncio é a melhor resposta", finalizou.
Reaproximação
Ao longo dos meses, porém, a briga entre Arthur e Maíra esfriou. Em agosto de 2020, o ator contou que eles haviam feito as pazes e que o convívio entre eles era amigável em razão da filha.
— Tem sido maravilhoso poder estar com ela o máximo de tempo possível — disse ele ao jornalista Léo Dias. — Como eu e a Maíra não estávamos nos falando até então, e também por conta de todos os trâmites judiciais, eu ainda não tinha conseguido ver a Sophia — afirmou, à época.
Quase um ano depois da separação, boatos de uma possível reconciliação entre eles circulavam nas redes sociais. Em abril de 2021, Arthur surpreendeu os fãs e compartilhou um vídeo no seu perfil do Instagram em que aparece de mãos dadas com Maíra. Na gravação, os dois também brincam com a filha. Na legenda, escreveu: "Quando o vídeo já fala por si só... ".
Em seu perfil, a empresária publicou outro vídeo, com imagens da família, em que explicava sobre a decisão de reconciliação.
"Maíra, você e o Arthur voltaram? Essa é a pergunta que eu tenho mais escutado, e não poderia ser simplesmente não ou sim, então fiz esse vídeo contando tudo para vocês", disse ela na legenda.
— Começamos um novo, de novo, para viver o novo. Respeitando o tempo e as ordens das coisas acima de tudo (...). "Maíra, você tem certeza que ele não vai te trair?". Não, não tenho. E jamais teria como ter. Nunca saberemos o dia de amanhã, nem nossas ações, nem as ações alheias — refletiu na gravação.
— O dia em que eu parar de acreditar na transformação do ser humano, chegou a hora de mudar de profissão e com certeza deixarei de ser feliz. É bem mais fácil desistir, trocar, descartar — opinou em outro momento.
Novo término
Porém, apenas oito dias depois, eles anunciaram um novo término. Em outro vídeo publicado em seu perfil, Maíra explicou a decisão.
— Estou deixando o amor da minha vida por duas causas: pelas mulheres, para que elas saiam de seus relacionamentos abusivos, e pelos homens, para que eles se transformem. Vocês não têm noção do que vocês fazem com a gente. Vocês não têm noção do quanto vocês destroem a vida de uma mulher. Se transformem. Mulheres, a gente precisa acreditar nessa transformação — opinou.
Final feliz
Mas a separação não durou muito tempo. Em outubro, Maíra postou um vídeo no Instagram no qual aparece aos beijos com Arthur. Na gravação, os dois encenam a música Facas, das duplas sertanejas Diego & Victor Hugo e Bruno & Marrone.
"Entrega aqui todas as amigas que já morderam a língua! Marca todas aqui para passarmos essa vergonha coletiva…", escreveu a influenciadora na legenda.