Depois de um 2020 sem seleção estadual, o Miss Rio Grande do Sul será exibido no próximo domingo (3) – e as expectativas estão altas. No ano passado, em razão da pandemia, o concurso não foi realizado como de costume. A organização indicou a gaúcha Julia Gama direto para o Miss Brasil, e ela conquistou o posto de vice-Miss Universo 2020. A modelo e atriz já participava de concursos de beleza e foi escolhida para representar o país a partir da avaliação de fotos, vídeos e entrevistas pela comissão técnica e pelos jurados. Desta forma, quem passará a faixa para a nova Miss RS será Bianca Scheren, eleita em 2019.
Para já entrar no clima da competição, Donna relembra a seguir algumas gaúchas que levaram o título estadual para a casa e fizeram história ao representar o RS no Brasil e no mundo afora. Confira:
Deise foi a primeira mulher negra a ganhar a faixa de Miss Brasil. O título foi conquistado em 1986, e hoje ela é dona de uma escola de modelos em Porto Alegre, sua cidade natal. Em entrevista à Donna em 2019, a empresária falou sobre a importância de inspirar meninas negras que sonham em ser modelo.
"Na minha época de menina, só tinha uma pessoa negra na televisão, a Glória Maria. Hoje Taís Araújo apresenta programa de televisão aos domingos, e Maju é âncora do Jornal Hoje. Isso é importante! Tem gente que diz ‘Ah, que mimimi’. Pode ser para quem nunca sofreu discriminação. Para quem já passou por isso, não é vitimismo. O negro precisa se ver em posições de destaque", disse ela.
Ieda foi eleita Miss Brasil e, depois, Miss Universo em 1963. Ela foi a primeira brasileira a conquistar o título mundial, aos 18 anos. Após a vitória, foi radicada nos Estados Unidos, visitou dezenas de países e até recebeu convite para estrelar um filme em Hollywood. Depois, voltou para Porto Alegre, casou e teve dois filhos. Ainda trabalhou como apresentadora de televisão, representante de grifes internacionais e professora de etiqueta.
A porto-alegrense, hoje com 76 anos, vive em Gramado e é um exemplo de superação. Em 2000, foi vítima de um acidente vascular encefálico isquêmico, que paralisou o lado esquerdo do seu corpo e atingiu a região fronto-temporal do cérebro, prejudicando a área de compreensão e expressão da linguagem. Durante um ano e meio, não falou e não reconheceu ninguém, conforme ela própria relatou em entrevista à Donna em 2012. Atualmente, recuperada, segue ativa e compartilha detalhes do cotidiano em sua página do Instagram.
Renata Fan
Atualmente apresentadora esportiva, a jornalista e advogada, natural de Santo Ângelo, foi Miss Brasil em 1999.
Priscila Machado
Há 10 anos, a gaúcha Priscila Machado foi eleita Miss Brasil 2011. Natural de Canoas, Priscila concorreu ao título pelo município de Farroupilha. A então estudante de jornalismo e modelo de 25 anos conquistou o terceiro lugar no Miss Universo. Depois de uma experiência como apresentadora, Priscila hoje dedica-se a sua família. Ela casou, mora nos Estados Unidos e recentemente deu à luz a pequena Isabella, de dois meses.
"Sou mãe em tempo integral e gosto de pensar que me encontrei. Acredito que finalmente estou no caminho que Deus trilhou pra mim. Eu pensava que queria ser tanta coisa e acabei me descobrindo como esposa e mãe, como parte de uma família", contou ela em entrevista ao jornal Folha de São Paulo publicada em março deste ano.
Natural da cidade de Teutônia, localizada no Vale do Taquari, Gabriela Markus foi Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil em 2012, e chegou perto no Miss Universo daquele ano: ficou no top 5 entre as 89 candidatas do mundo inteiro.
Embora ainda faça alguns trabalhos como modelo, Gabriela hoje administra uma franquia da The Body Shop, loja de cosméticos e produtos de beleza, em Porto Alegre. Ela ainda teve uma rápida passagem pela política – concorreu a deputada estadual nas eleições de 2014 e foi secretária-adjunta de Turismo, Esporte e Lazer do governo Sartori por seis meses.
Em 2015, a gaúcha foi coroada Miss Brasil. Chegou muito bem cotada ao Miss Universo e garantiu uma vaga entre as 15 melhores colocadas na competição. Depois do título de beleza, focou nos negócios: está à frente de uma empresa de produção executiva na área da moda e atua como influenciadora digital. A trajetória na passarela aliada a sua pegada business woman credenciou Marthina para assumir o posto de diretora-executiva do Miss Universo Brasil desde novembro do ano passado. Agora, a empresária lidera a equipe que assumiu a organização do principal concurso de beleza do país.
Não perca!
O Miss RS vai ser exibido no perfil oficial do concurso no Instagram e também no canal UMiss, na plataforma Soul TV, que pode ser acessada por aplicativo de celular ou na smart TV.