Nesta semana, a organização do Miss Brasil Universo revelou informações inéditas sobre a próxima edição do concurso. A final, que será realizada em novembro, será a bordo de um navio de cruzeiro. Quem anunciou as novidades foi Marthina Brandt, Miss Brasil 2015 e diretora executiva da competição, em uma live nas redes sociais.
— É um evento bem diferente, pois nunca aconteceu em um navio. Estamos inovando! Vão ter várias surpresas e estamos muito felizes de poder reposicionar o Miss Brasil de uma outra forma, além de trazer um novo ar para o concurso — disse ela em entrevista ao portal F5, do jornal Folha de S. Paulo, na sexta-feira (25).
O confinamento das candidatas vai começar no dia 2 de novembro, antes de embarcarem no navio. A final do concurso terá apresentações de artistas como a cantora gaúcha Luísa Sonza e o sertanejo Luan Santana, revelou ela.
Na live, Marthina ainda afirmou que a vencedora deste ano, além de toda a preparação para o Miss Universo, ganhará uma série de prêmios, incluindo uma bolsa de estudos para um MBA e R$ 50 mil.
— Não revelamos todas as premiações agora, mas estamos animados com as possibilidades — adiantou.
Novo processo seletivo
Para esta edição, o processo seletivo para a nova Miss Brasil foi renovado e será feito em sete etapas, sendo duas delas com votação popular. Até o dia 30 de julho, todas as interessadas já podem fazer oficialmente suas inscrições no site, e este será o único caminho para se candidatar à coroa, não existindo a possibilidade de inscrições por terceiros.
Posteriormente, a organização vai selecionar de 30 a 100 candidatas por Estado - o número varia de acordo com a população de cada região. O primeiro grupo de candidatas será anunciado no dia 7 de agosto. A partir daí, a segunda etapa da competição vai acontecer entre 9 e 21 de agosto, e serão eleitas 15 meninas para os Estados menos populosos e 30 para os mais populosos. Essa escolha será feita por três votações: voto público pela internet, escolha do júri e o voto da organização local de cada Estado.
Após o grupo de candidatas ser oficialmente escolhido, o coordenador estadual poderá optar entre realizar um concurso presencial tradicional dentro das normas sanitárias entre 27 de agosto e 10 de outubro, ou fazer um casting a portas fechadas para selecionar a miss.
Por fim, as 27 misses eleitas entram em confinamento no dia 2 de novembro e participam da agenda do concurso para que a vencedora seja anunciada no cruzeiro. Enquanto isso, entre os dias 12 de outubro a 11 de novembro, uma votação popular será aberta para escolher uma das candidatar para ingressar no Top 10.
A vencedora representará o Brasil no Miss Universo. A última candidata selecionada foi a gaúcha Júlia Gama, escolhida a portas fechadas por conta da pandemia. Em maio, Júlia repetiu o feito de Natália Guimarães, em 2007, e alcançou a segundo lugar no Miss Universo — quem levou a coroa foi a mexicana Andrea Meza.