Na manhã desta quinta-feira (20), a vice-Miss Universo 2020, a gaúcha Julia Gama, participou do programa Timeline, da Rádio Gaúcha. Na conversa, ela abriu o jogo sobre saúde mental, tema sobre o qual precisou discursar no concurso, quando mostrou que se expressa com muita facilidade e clareza, e contou que foi diagnosticada com depressão ainda criança.
— Amei que essa pergunta caiu para mim, porque é um assunto que eu me identifico muito e, realmente, acho importante que seja pauta. Fui diagnosticada com depressão aos 11 anos de idade. A partir daí, tive que tomar medicação, fiz tratamento. Até hoje faço terapia com psicóloga e psiquiatra. Terapia é uma coisa que seria incrível se todos tivessem acesso. Sei que pude superar esse momento tão difícil porque tive toda assistência necessária, e porque a minha família deu atenção para isso. E eu sei que muita gente precisa de ajuda — disse ela.
Ouça a entrevista:
Em seguida, Julia reforçou a importância de as pessoas se sentirem à vontade para buscarem auxílio quando necessário.
— É normal passarmos por situações de ansiedade, depressão. Só que, como tem muito preconceito, as pessoas acabam não buscando ajuda. A gente precisa lembrar que não precisamos superar isso sozinhos, podemos contar com a ajuda uns dos outros, não pode ter esse preconceito. Doença de saúde mental é como qualquer outra doença, merece respeito, atenção. Ninguém é menos por estar deprimido, por estar ansioso ou por ter uma síndrome do pânico. É possível, sim, superar, mas não precisamos fazer isso sozinhos. Se a gente apoiar uns aos outros, vai ser muito mais saudável para nossa sociedade — opinou.
No domingo (16), a gaúcha repetiu o feito de Natália Guimarães, em 2007, e alcançou a segundo lugar no Miss Universo — quem levou a coroa foi a mexicana Andrea Meza. Após a competição, surgiram boatos de que a campeã poderia ser desclassificada por, supostamente, já ter sido casada - uma publicação em que a vencedora aparece vestida de noiva começou a circular pelas redes sociais. Questionada sobre o tema, Julia explicou:
— Sempre tem muita polêmica depois de um concurso de beleza porque cada um tem suas favoritas, e muita gente acredita que eu deveria ter sido a ganhadora. Logo depois do concurso, começaram a surgir boatos de que a Miss México fosse casada. Para quem não sabe, miss não pode nem ser casada, nem divorciada e nem ter filhos. Essas são as regras do concurso. Ela rebateu dizendo que, na verdade, era uma campanha publicitária e tentou justificar dessa forma — relatou.
Julia acredita que a organização do concurso esteja investigando o caso.
— Tenho certeza que a organização do Miss Universo está averiguando. Mas, no meu coração, tenho certeza de que Deus sabe o que faz e que as oportunidades que já estão surgindo para mim com esse segundo lugar são incríveis. Desejo o melhor para ela, todas nós éramos muito merecedoras. Me sinto representada, fico muito feliz que seja uma latina a Miss Universo. Não estou em uma torcida para que dê alguma coisa errada para ela, quero que ela seja muito feliz. Caso realmente aconteça qualquer coisa com a Miss Universo, se ela ficar muito doente, se acontecer de ela ser casada, ou qualquer outro incidente, quem assume o posto de Miss Universo é a segunda colocada, no caso, eu. E daí claro que estou 100% pronta para assumir essa grande responsabilidade — disse.
Por fim, a gaúcha contou da sua relação próxima com o Estado.
— Cresci em Porto Alegre, amo churrasco, amo andar a cavalo, minha família toda é daí, (amo) um bom chimarrão. Morei na China por três anos, tinha meu chimarrão comigo sempre lá. Sou uma gaúcha apaixonada pelo nosso Estado. Sou atriz, por isso decidi sair do Estado para aproveitar as oportunidades de atuação em outros lugares. Mas sempre que posso estou visitando o Rio Grande do Sul. Para mim, não importa quantos países eu conheça, o pôr do sol do Guaíba sempre vai ser o mais lindo e a nossa terra é muito maravilhosa — declarou.