A gaúcha Julia Gama encantou público e jurados no Miss Universo 2020. Mesmo perdendo a coroa para a mexicana Andrea Meza, que ficou na primeira colocação, a Miss Brasil alcançou a melhor posição do país no concurso desde 2007, quando Natália Guimarães também conquistou o vice. As únicas duas brasileiras que levaram a coroa foram a gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963, e a baiana Martha Vasconcellos, em 1968.
Veja a seguir todos os passos de Julia na grande final do Miss Universo:
Começou muito "bem cotada"
Desde o confinamento para o concurso, que durou 10 dias, Julia vinha sendo apontada por especialistas em concursos de beleza como uma das mais cotadas para chegar ao top5. Por isso, na grande final, todos os olhos se voltaram para a gaúcha de 27 anos.
Julia apareceu no palco pela primeira vez com um vestido laranja, roupa padronizada pela organização do concurso para a estreia das 74 candidatas na final.
Deu show no traje de banho
Depois, a brasileira deu um show no desfile de traje de banho. Com um biquíni azul, ela chamou atenção dos jurados e do público. Nos bastidores, a Miss Brasil foi apontada como a competidora com a melhor performance de biquíni.
Arrasou no desfile de gala
No desfile de gala, a apreensão era pelo vestido que seria usado pela Miss Brasil, já que seria um look diferente da preliminar — as duas criações foram assinadas pela estilista gaúcha Daniela Setogutti. E a aposta foi certeira: Julia pisou na passarela com um vestido com pedrarias roxas, tomara que caia e uma grande fenda. A maioria das misses do top 10 apostaram em vestidos brilhosos e reluzentes, porém, sem cores marcantes — branco, dourado e prata ficaram entre as escolhas. Apenas Tailândia, Costa Rica e Brasil decidiram investir nas cores marcantes.
Mostrou que comunicação era seu forte
Na temida etapa das perguntas temáticas, por sorteio, Julia respondeu sobre a mulher ainda ser considerada sem capacidade por alguns para estar à frente de seu país. Ela falou em inglês e foi uma das competidoras mais seguras para se comunicar.
— O mundo precisa da contribuição das mulheres — disse Julia, convidando as mulheres a "lançarem mão do seu poder ".
E discursou sobre saúde mental
As selecionadas no top 5 puderam ainda discursar sobre um tema sorteado. Julia precisou se posicionar sobre a saúde mental e, mais uma vez, mostrou que se expressa com muita facilidade e clareza.
— Espero que hoje a gente se lembre de normalizar as conversas sobre ansiedade e depressão — pontuou a Miss Brasil.