Uma nova "configuração" da família real britânica promete gerar mais uma polêmica entre os membros da monarquia. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a biógrafa Angela Levin indica que o príncipe Charles planeja fazer alguns "cortes" para reduzir o número de integrantes da realeza, com o intuito de economizar dinheiro.
E sabe quais seriam os primeiros nomes da lista? O príncipe Harry e Meghan Markle, que estão com as relações estremecidas com a família real desde a entrevista concedida a Oprah Winfrey nos Estados Unidos, que revelou situações racistas vividas pela duquesa de Sussex. O casal seria excluído do rol de membros reais e não teria mais ligação com a Coroa em nenhuma instância.
Com a morte de Philip, Charles e o filho, o príncipe William, estariam prestes a discutir o futuro da monarquia, incluindo quais membros da família deveriam trabalhar nas funções reais, sendo considerados os principais nomes da realeza. Além de Harry e Meghan, os demais integrantes da família também podem ser incentivados a procurarem outras atividades remuneradas, pois perderiam os benefícios da coroa britânica.
Quem seguiria como núcleo da monarquia, bancado com dinheiro do governo, seriam a rainha Elizabeth II, o príncipe Charles e sua esposa, Camilla, príncipe William e a esposa, Kate Middleton, e os filhos George, Louis e Charlotte.
Essa seria uma forma de responder às críticas recorrentes do povo britânico sobre os gastos excessivos da monarquia.
Em entrevista sobre o tema, a biógrafa acredita que o movimento de Charles não está apenas ligado ao passamento de Philip:
— O príncipe Charles há muito tempo deseja reduzir a monarquia para economizar custos e fazer as pessoas valerem o dinheiro que recebem do contribuinte.
Os novos rumores envolvendo Harry e Meghan chegam no mesmo momento em que o lançamento de Finding Freedom, a biografia do casal, se aproxima.