Chegou a época de férias ou até aquele curto recesso para desligar do trabalho, estudos e obrigações e curtir um pouquinho. Se você vai aproveitar o período para viajar, pode ser que surja aquele medo de deslizar na dieta que você se dedicou o ano todo e colocar tudo a perder, não é? Mas não é bem assim que funciona. Não vai ser uma semana que vai mandar toda sua evolução embora.
O importante é tentar manter alguns dos seus hábitos do dia a dia mesmo durante o descanso. Aproveitar e se permitir faz parte, mas lembre-se de ter cautela e não se desligar totalmente da sua saúde.
Pequenas atitudes podem diminuir os exageros que você possa cometer nessa época. Veja algumas dicas:
Priorize um bom café da manhã
Começar o dia com alimentos nutritivos e que promovem saciedade faz com que você cometa menos erros ao longo do dia. A dica é ingerir uma boa porção de proteína como ovos mexidos, iogurte natural ou tofu, caso você seja vegano. Uma porção de fruta garante vitaminas e minerais. Dê preferência para frutas in natura. Se você vai vai ficar em hotel, faça boas escolhas no bufê. Você também pode procurar cafeterias que sirvam café da manhã e apostar numa deliciosa avocado toast.
Faça boas escolhas
Você não precisa abrir mão de comer alimentos mais calóricos como uma pizza com os amigos. Mas lembre-se de manter refeições levinhas e saudáveis no restante do dia.
Se a refeição for muito calórica como hambúrguer com batata frita, abra mão da sobremesa. Já se você ama um doce e não abre mão dele, peça uma saladinha e só depois saboreie sua sobremesa. Se quiser ser mais assertiva peça ajuda a uma nutricionista!
Dê uma caminhada
Calma! Não precisa sair correndo para levantar pesos na academia do hotel. Mas que tal uma caminhada ao ar livre? Uma corrida na beira da praia? Um passeio de bike? Opções para mexer o corpo não faltam, basta você se interessar em procurar. Outra dica é pedir treinos rápidos e intensos para seu personal trainer. Assim você curte as férias e mantém seu metabolismo ativo.
Faça lanches intermediários
Com a mudança na rotina, se você não estiver organizada, fica fácil pular refeições. Você acaba esquecendo de fazer aquele lanche no meio da tarde e quando a fome bate, é avassaladora. Se organize para preparar esses alimentos. Se precisar, coloque alertas no celular. Barrinha de cereal ou de proteína, frutas desidratadas, castanhas e até whey protein são opções fáceis armazenar.
Sem água, a fome aumenta
Essa dica está batida, mas sempre vale lembrar. Esquecer de beber água é um erro comum e pode te prejudicar - e muito! Sem a quantidade de água necessária, sua disposição muda, seu metabolismo desacelera e sua fome aumenta! Eis um parâmetro para descobrir o quanto de água se deve consumir em média: multiplique seu peso atual por 35. O resultado será a quantidade de ml recomendada. Importante: esse é um valor estimado para pessoas saudáveis. Vale procurar um nutricionista para uma avaliação mais precisa e verificar outros fatores que podem ser importantes.
Cuide da sua saúde mental
A forma como você enxerga a comida e o ato de se alimentar é fundamental para sua saúde mental. Comer bem e de forma saudável deve ser algo leve e natural e não um peso na sua rotina. Analise a forma como você está se relacionando com sua alimentação diária e se precisar, peça ajuda! Encontrar o equilíbrio não é uma tarefa fácil, mas para isso você precisa cuidar de você, se permitir mais, ser gentil consigo mesma e se culpar menos, Combinado Aproveite suas férias de forma consciente!
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?. Escreve semanalmente em revistadonna.com.