No ponto mais alto de Linha 13 de Maio, no interior de Muçum, no Vale do Taquari, fica o espaço Bell Elevato. A casa da família da nona Maria Estela Furlanetto e do nono Avelino Bassani se transformou em um destino turístico para quem quer voltar no tempo e degustar delícias produzidas por lá.
São duas casas que têm mais de cem anos e é possível visitá-las. Os quartos estão montados com objetos originais e tem até um antigo armazém, que mantém as peças de quando funcionava e era o ponto de encontro do lugar.
Seu Avelino conta a história das construções que se mistura com a sua própria, já que ali nasceu e vive há mais de 80 anos. Enquanto isso, dona Estela prepara as delícias para café, servido num porão fresquinho com paredes de pedra. A família participa recebendo os visitantes e fazendo com que eles se sintam tão em casa que não tenham vontade de ir embora. Até os cachorros dão as boas-vindas.
O atendimento é feito para grupos de no mínimo 10 pessoas, todos os dias da semana, tanto para almoço quanto para jantar. Porém, é necessário agendamento prévio de pelo menos sete dias. São duas opções: café regional, que custa R$ 50 por pessoa, ou o típico italiano, com valor de R$ 60 por pessoa. Informações e reservas pelo telefone (54) 99988-6662.
CACHAÇA ARTESANAL
Em 2015, os primos Tiago Flach e Vilson Schneider se uniram e fundaram a Cachaça Wille, em Poço das Antas, no Vale do Taquari. O nome é uma homenagem ao avô, que se chamava Pedro Guilherme, que também plantava cana-de-açúcar.
O produto é feito de forma artesanal e em pequena escala. Os dois sócios participam de todas as etapas da elaboração, desde o plantio da cana de açúcar, o processamento na agroindústria familiar e a comercialização.
O resultado é uma cachaça diferenciada. Hoje são comercializadas diferentes variedades: a prata, as envelhecidas em barris de madeira (grápia, cabriúva, bálsamo, umburana e carvalho) e os blend. Esse último, misturando produtos das cinco madeiras, tem um sabor delicioso. Estruturado, com boca intensa, lembra bastante outros destilados com envelhecimento nobre.
A Cachaça Wille pode ser encomendada pelo Instagram @cachacawille ou pelos telefones (51) 98023-3669 (Tiago) e (51) 98430-0952 (Vilson), de segunda a sábado das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Na propriedade, é possível realizar uma visita guiada e conhecer o passo a passo da produção, além da loja da marca.
LANCHES SABOROSOS
A Hollu nasceu da vontade da Luisa Campos produzir uma alimentação com sabor, qualidade nutricional e praticidade para todos. Foi em 2020, durante a pandemia, que a jovem formada em Nutrição tirou do papel a ideia de congelados pré-cozidos, saudáveis e saborosos. Além de não terem lactose, os produtos são indicados para pessoas com restrição a glúten, pois são livres de contaminação cruzada.
O cardápio tem burguers: o Original, a base de berinjela, shoyu e beterraba; o Citri, com grão-de-bico e lemon pepper; e o Papri, que leva grão-de-bico, feijão, moranga e páprica defumada. Todos com 16 a 23 gramas de proteína por unidade. Ainda oferece as deliciosas Mini Hollu, bolinhas com recheio cremoso de castanha de caju ou geleia de pimenta, entre outras gostosuras. É real: não falta sabor.
Os pedidos podem ser feitos pelo site hollualimentos.com.br, pelo perfil do Instagram @hollualimentos ou pelo WhatsApp (51) 98046-5692. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 17h.
FEIRA NO VIADUTO
Neste domingo, das 10h às 18h, rola mais uma Feira Mosaico, na Rua Vasco da Gama, embaixo do Viaduto Ildo Meneguetti (na Ramiro Barcellos). Justamente nesse espaço está o mosaico Iluminuras, produzido no início dos anos 2000 pelo artista gaúcho Mauro Fuke. Vão rolar bancas com marcas autorais, livros, vinis e brechós com produtos selecionados. Na gastronomia, muitas comidinhas e cevas artesanais. Tem ainda a música da dupla Elefolks, que toca clássicos e versões de músicas pop no estilo folk americano, com vocal, violão, banjo e percussão.